29/12/08

Destaque: Portal da Cultura

«No dia 10 de Dezembro, o Ministro da Cultura e o Director da Biblioteca Nacional de Portugal divulgaram o conjunto de manuscritos de Fernando Pessoa recentemente adquiridos pelo Estado, no leilão promovido pela Potássio 4.
Os documentos representam quinze dos lotes em praça e correspondem a notas do escritor, entre as quais se encontra o dossiê sobre Aleister Crowley, que ficarão agora na posse da BNP.
Na ocasião estiveram ainda presentes responsáveis pela REN – Rede Eléctrica Nacional, S.A., mecenas que apoiou a aquisição dos manuscritos».





Imagem: apontamentos sobre Cabala/Fernando Pessoa


Imagem: [Dossiê sobre Aleister Crowley] / Fernando Pessoa [e outros]
No site da Biblioteca Nacional Portuguesa (BNP) encontra-se a descrição destes manuscritos, que constituem um importante conjunto de autógrafos de Fernando Pessoa que passaram a integrar o Espólio do Poeta à guarda da BNP.
Nota: as imagens dos manuscritos podem ser visualizadas no site da BNP, bastando para isso clicar com o "rato" em cima da imagem pretendida e utilizar as teclas de navegação que aparecem juntamente com a imagem, no canto superior direito desta.

21/12/08

Tavira Slow City


A candidatura de Tavira ao movimento Slow Cities foi aprovada, bem como as candidaturas de S. Brás de Alportel, Silves e Lagos.


O “Slow Cities” surgiu, em Itália, em 1999, através de Paolo Saturnini e tem como fundamento base a preservação da tradição, tranquilidade e qualidade gastronómica nas pequenas cidades.
Preocupadas com as consequências negativas da globalização na qualidade de vida, 32 cidades italianas juntaram-se no sentido de promover o modo de vida tranquilo dos seus cidadãos. Este movimento visa manter as características que fazem das cidades lugares atractivos a quem busca a calma, bem como o acolhimento e a comida de elevada qualidade.
O movimento funciona, em cada país, através da criação de uma rede nacional atenta às características e especificidades de cada território. Itália, Alemanha, Polónia, Noruega, Inglaterra e Brasil são países onde o “Slow Cities” tem já uma rede própria. Outras nações já integraram, também, este conceito como é o caso da França, Espanha, Austrália e do Japão. No entanto, agora, é a vez de Portugal com a entrada destas quatro cidades algarvias.

Novo site da Direcção-Geral de Arquivos

A Direcção-Geral de Arquivos já tem o novo site operacional e acessível em http://www.dgarq.gov.pt/

Pela notícia dada no blogue "Notas Soltas", este novo site estará disponível desde o dia 19 de Dezembro.

Arquivo de História Oral de Baleizão

A Câmara de Beja celebrou com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, no passado dia 18, um Protocolo tendo em vista a constituição do Arquivo de História Oral de Baleizão, permitindo o acesso e tratamento de um conjunto de informação que não consta nos livros, mas que é fundamental para traçar a história contemporânea da região.

O Arquivo de História Oral de Baleizão está integrado na rede do Programa para a Salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo que a Direcção Regional de Cultura está a desenvolver.

Pela notícia no site da Rádio Voz da Planície, o Arquivo de História Oral de Baleizão estará concluído em 2011.

27/11/08

Natal com música em Tavira

A Câmara Municipal de Tavira já tem divulgado no site o programa de música de Natal:

Mercado da Ribeira:
- dia 06, pelas 12h00, no Mercado da Ribeira: Coro Infantil da Academia de Música, repetindo-se este momento nos dias 13 e 23 e nos dias 20 e 22, nas Arcadas da Câmara Municipal de Tavira.

Concertos integrados no programa “Música nas Igrejas”, na Igreja da Misericórdia, pelas 18h00:
- Dia 06: Josué Nunes- guitarra
- Dia 13: Rui Mourinho- guitarra
- Dia 20: Luís Conceição- piano
- Dia 27: Ricardo Coelho- piano
- Dia 19, pelas 17h30: grupo Coral Gospel com o concerto “Happy Day!”
- Dia 22, pelas 17h30: recital de canto e instrumentos solistas Sacrum Presepium
- Dia 23, pelas 17h30: recital do Quarteto Intermezzo
- Dia 24, pelas 15h00: concerto clássico Birgit Wegemann (soprano) e Irene Ainstein (piano)

Igreja do Carmo:
- Dia 20, às 21h30: Coro Gregoriano de Lisboa, Grupo Coral Tavira e Psalyte Chorus são os grupos que irão estar presentes no concerto de Natal.

Praça da República:
- dia 31, a partir das 22h00: a Orquestra Seis de Portugal despede-se de 2008 e à meia-noite o fogo de artifício dá as boas-vindas ao novo ano, estando prevista para as 00h30, a música do DJ Fábio Palma.

"As Mulheres e a Violência na História do Algarve"

No Arquivo Municipal de Loulé, no próximo dia 29 de Novembro, pelas 15h00, a Dra. Aurízia Anica, docente da Universidade do Algarve, vai apresentar a Conferência "As Mulheres e a Violência na História do Algarve".

Não estarei cá para poder assistir, mas aconselho a participação a quem tiver oportunidade: a entrada é livre e o tema muito interessante.

Ciclo de Conferência sobre História do Algarve

A primeira conferência já foi no passado dia 26 de Novembro, mas todos os meses, até 17 de Junho de 2009, haverá uma conferência proferida por docentes da Universidade do Algarve, no âmbito do Ciclo de Conferências sobre História do Algarve, organizado pelo departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve.

O programa completo poderá ser consultado no site da Universidade do Algarve.
O local das conferências, nos dias indicados no programa, será no auditório da Biblioteca Municipal de Tavira, às 18h00.


Programa:

26 Nov.2008
Arqueologia Pré-histórica/António Faustino
O ALGARVE NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DA AGRICULTURA NEOLÍTICA NO MEDITERRÂNEO

17 Dez. 2008
Arqueologia Romana/João Pedro Bernardes
A INDÚSTRIA CONSERVEIRA NO ALGARVE ROMANO

14 Jan. 2009
História da Arte Medieval/Francisco Teixeira
O GÓTICO EM SANTA MARIA DO CASTELO

18 Fev. 2009
História Medieval/Luís Oliveira
O OUTRO REINO: O ALGARVE MEDIEVAL

18 Mar. 2009
História da Arte Moderna/José Eduardo Horta Correia
TAVIRA NO ANTIGO REGIME

15 Abr. 2009
História Moderna/A. Rosa Mendes
O ALGARVE E AS INVASÕES FRANCESAS

13 Mai. 2009
História do Urbanismo/Renata Araújo
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO E A ESCOLA PORTUGUESA DE ARQUITECTURA E URBANISMO

17 Jun. 2009
História Contemporânea/A. Paulo Oliveira
BREVE SÍNTESE SOBRE O INTEGRALISMO NO ALGARVE

24/11/08

Arquivo do futuro em Estocolmo


«É um arquivo subterrâneo com estufas, cascatas, alimentado com os motores de submarinos alemães, onde o ambiente diurno é simulado, suficientemente resistente para sobreviver ao impacto de uma bomba de hidrogénio, e está situado a alguns metros de profundidade da cidade de Estocolmo, na Suécia. Está claro que a inspiração para este espaço veio da ficção científica»


Depois de aceder ao link The world’s most super-designed data center – fit for a James Bond villain, verifico que este "Centro de Dados" não corresponde ao conceito tradicional de arquivo de documentos em suporte papel, mas sim ao futuro: um arquivo de servidores com informação digital!



Fundo documental sobre os caminhos-de-ferro


O cansaço já domina os meus dias, por isso opto por transcrever a notícia do diário online "O Mirante":

«A Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) vai receber o fundo da antiga Direcção-Geral dos Caminhos-de-ferro, de acordo com um protocolo assinado com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).
O fundo, que inclui documentação histórica (nomeadamente, relacionada com a construção e exploração dos caminhos-de-ferro) é considerado de "grande interesse para investigadores e historiadores".
O fundo vai ser gerido pelo Centro de Documentação Nacional Ferroviária, que detém também a gestão dos fundos da Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro e do Arquivo Administrativo da CP, acervos que poderão ser consultados "brevemente" em instalações na Gare do Oriente, em Lisboa, afirma o comunicado da FMNF.
O protocolo prevê ainda uma parceria para trabalhos editoriais, exposições, conservação e restauro, digitalização (a concretizar em 2009) e disponibilização dos documentos ao público.»

Vertente pedagógica dos arquivos

Alguns Arquivos procuram divulgar a sua missão através de actividades pedagógicas dirigidas aos mais jovens.

É o caso do Arquivo Regional da Madeira, com a edição bi-anual do jornal "Aprendiz de Arquivo", coordenada pelo Serviço Educativo e que já vai na 5ª edição.

Trata-se de uma edição distribuída gratuitamente nas escolas do ensino básico e secundário da região da Madeira. Também está disponível na recepção e na sala de leitura do Arquivo Regional da Madeira.

Nesta edição, destacam-se as actividades Maleta Pedagógica e Ateliê Aprendiz de Arquivo, divulga-se o Serviço de Conservação e Restauro, os fundos privados do ARM e revela-se um pouco da História desta instituição com 77 anos.

in Jornal da Madeira Online

04/11/08

Pausa para falar do Órgão da Ordem Terceira do Carmo, em Tavira


Para os interessados, podem ficar a conhecer um pouco sobre o órgão da Igreja do Carmo, através do blogue da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Tavira.

Pausa breve para ouvir Órgãos de Tavira

Não vou maçar mais ninguém, por isso vou tentar ser breve:

Após a renovação dos órgãos das Igrejas de Santiago e da Misericórida, é possível agora ouvir os sons destes em CD.

A edição está a cargo da Associação Cultural Música XXI e o projecto conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

João Vaz é o organista responsável pelas sonoridades que dão vida ao agora editado disco "Portugal & Itália".

São CD's de colecção, mas a notícia no Barlavento Online não informa sobre os locais onde estarão á venda.

Futura zona de lazer na margem eaquerda do Rio Gilão, em Tavira

Há notícias que não podem agradar a todos e a notícia que o Barlavento Online divulga hoje (4 de Novº) é exemplo disso:

Na margem esquerda do Rio Gilão, em Tavira, já começaram as obras de requalificação para adaptação a zona de lazer. Assim, o que foi um local de estacionamento para automóveis, passará a ser uma zona de restauração e lazer, com bancos virados para o Rio e espaços para actividades recreativas.


(Fotos de Um Café)

Sempre acompanhando a margem esquerda do Rio Gilão e para uma segunda fase, será criado um percurso pedonal contínuo até à existente escola fixa de trânsito.

Prevê-se a intervenção na zona fronteira à galeria da Casa das Artes e a área será ornamentada com uma escultura baseada num dos últimos trabalhos do recém-falecido artista plástico Bartolomeu do Santos.

Numa terceira fase, será criado um grande relvado junto ao actual circuito de manutenção do rio Séqua.

O motivo porque referi, no início, que estas notícias não agradam a todos, prende-se com o facto de estas intervenções reduzirem o estacionamento automóvel, havendo até á data, como alternativa o parque de estacionamento perto do centro de camionagem (na margem direita do Rio) e um pedaço de terra do lado esquerdo. Mas este bocado de estacionamento, em frente à Casa das Artes, a crer pela notícia divulgada, também deixará de existir, passando a ser mais difícil encontrar estacionamento gratuito na margem esquerda, pois as ruas do centro da cidade já têm parquímetros.

Pessoalmente e até ver o resultado final de tantas intervenções, considero agradáveis as medidas divulgadas. Actualmente já estaciono o carro longe do centro e vou a pé; no futuro poderei beneficiar de uma zona de lazer ribeirinha. Só espero que seja com bastantes zonas verdes, para usufruir de sombras frescas nos terríveis dias quentes de Verão.

02/11/08

Novo destino para a Igreja de São Roque em Tavira

A Igreja de São Roque, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Largo do Cano, à entrada de Tavira, perto do Quartel dos Bombeiros Municipais, irá sofrer intervenções de restauro e obras de requalificação, com um projecto assinado pela arquitecta Inês Faleiro.
Estas obras de requalificação e restauro servirão para aí instalar o futuro Centro de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Tavira.

Antigo local de culto, esta Igreja que conheceu melhores dias, já serviu de instalações das oficinas municipais, canil e esteve até á data a desempenhar um papel menos digno, servindo de depósito.

O futuro espaço ficará dotado com um pequeno depósito onde se concentrará parte do acervo arqueológico, uma «sala fria» e um reservatório de cerâmica tratada. Já a zona da grande nave e da capela será transformada num espaço de trabalho, acessível ao público interessado. Será também ocupado pelo serviço de arqueologia, conservação e restauro da autarquia.

Numa fase inicial, o futuro Centro de Conservação e Restauro não pretende prestar serviços a entidades exteriores e as peças tratadas terão como destino os museus da cidade.

Notícia completa em Barlavento Online (2008-11-02).

29/10/08

Visitar os Museus a partir de casa

A ideia: disponibilizar em acesso livre, 30 mil imagens das colecções de museus e palácios tutelados pelo Instituto dos Museus e da Conservação.



Mais palavras, para quê?

Nova biblioteca em Vila Real de Santo António para 2009?

De acordo com a notícia divulgada no Jornal do Algarve online, perspectiva-se para 2009 a abertura de mais uma biblioteca pública, em Vila Real de Santo António.

Fotografias do Arquivo Nacional holandês disponíveis no Flickr

Os Arquivos digitais disponíveis ao público têm vindo a conhecer um crescimento significativo. Testemunhos cada vez mais próximos do público, são a "voz" e os "olhos" de acontecimentos que ficavam encerrados nas estantes, até aqui acessíveis somente aos que se delocavam ao local (leia-se arquivo) para os consultar.

A disponibilização online é também uma forma de apelar à colaboração do público que possa ajudar a identificar fotografias que compõem os espólios dos arquivos.

Muitos arquivos debatem-se ainda com problemas estruturais, mas mais cedo ou mais tarde, acabarão por fazer parte de notícias como a do Arquivo Nacional Holandês que disponibilizou no Flickr as suas fotografias - in Publico:

"No Flickr estão disponíveis centenas de imagens a preto e branco de emigrantes holandeses repatriados durante a I e II Guerra, do KNIL - Exército Real das Índias Holandesas - e dos Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928.Para além de mostrar a um público mais alargado os tesouros escondidos dos arquivos de fotografias públicas mundiais, o objectivo é que os utilizadores ajudem a descrever e dar o seu contributo."

Outras palavras: II Colóquio Interdisciplinar de Provérbios

A propósito da última mensagem e porque os provérbios são um conjunto de palavras, com um significado próprio de cada cultura, está próxima a abertura no II Colóquio Interdisciplinar de Provérbios, em Tavira, já no dia 9, no Hotel Porta Nova, pelas 15h30.

As comunicações decorrerão no Hotel Vila Galé Tavira, de 10 a 14 de Novembro de 2008.

Deixo aqui a transcrição do primeiro parágrafo da Introdução do site:

"Dependendo dos cenários culturais em que se usam, provérbios como Todos os caminhos vão dar a Tavira (All roads lead to Rome) (Ei Turkuu päivässä rakennettu), … circulam em vários níveis de compreensão cultural e universal. Provérbios de diferentes povos e áreas do discurso possibilitam diferentes interpretações. Além disso, o mesmo provérbio pode ser usado em distintos contextos e para diversos fins. Os provérbios sempre têm sido portadores de problemas relacionados com a sua tradução e com explicações de natureza geral e, ainda, podem ser classificados de acordo com vários critérios: históricos, linguísticos, temáticos, educativos, lógicos, …"

Lamento não ter oportunidade de assistir, mas vou fazer os possíveis para ir à sessão de abertura.

Pausa para as palavras

blogues onde lemos muitas palavras, noutros as palavras são poucas e abundam as imagens, mas o blogue que descobri esta semana e que quero partilhar aqui é um blogue sobre as palavras:

As Minhas Palavras

Para os mais curiosos deixo aqui duas sugestões de mensagens deste blogue:
- Horários
- Termos que se usam

Uma excelente pausa para ler sobre as Palavras.

21/10/08

Arquivo também para miúdos...no Arquivo Nacional da Grã-Bretanha

Explorar o site do Arquivo Nacional da Grã-Bretanha é uma viagem de descobertas inesquecíveis. A minha sugestão vai para a página Just for Kids - uma página só para miúdos.




Jogos dos mais variados temas - o comboio, crime e castigo, um crime "vitoriano" ou a 2ª Guerra Mundial - podem preencher de forma didáctica e construtiva o tempo livre dos miúdos (que já conheçam o inglês)... e graúdos também.

Para testar os conhecimentos de Paleografia, um link para o Test Yourself (teste você mesmo):
  • dicas para leitura e transcrição paleográfica,

  • referências rápidas sobre números, datas, moeda e medidas

  • documentos com vários níveis de dificuldade e informações sobre os documentos;

  • documentos para praticar

  • Latim para principiantes

Para quem sabe um pouco de Inglês, é óbvio...mas quem sabe se não poderá estar aqui também uma ferramenta para praticar a língua dos britânicos.

Uma pausa...simplesmente

Uma pausa para uma semana que vai a meio...

Grã-Bretanha abre arquivos sobre óvnis

É notícia um pouco por toda a Internet, mas baseio-me na notícia dada pelo Diário da Manhã online (Brasil):

O Arquivo Nacional da Grã-Bretanha publicou cerca de 19 documentos na Internet sobre observações de ovnis ocorridas entre 1986 e 1992. São cerca de 1.500 páginas de documentos que derrubam uma série de casos até então considerados misteriosos.

Garantidamente, uma divulgação diferente sobre os arquivos e as informações que podem preservar.

Para os mais curiosos, arquivistas ou não, aceda a National Archives.

16/10/08

Acção de Formação "Leituras que fazem bem”, na Biblioteca Municipal de Tavira

De 28 a 30 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Tavira, irá decorrer a acção de formação “Leituras que fazem bem”, realizada no âmbito do programa de Itinerâncias Culturais da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, dinamizada por Filipe Lopes

A acção está dividida em três dias, decorre entre as 17:30 às 20:30 horas e necessita de marcação prévia. É dirigida a professores, bibliotecários, educadores, técnicos de saúde e voluntários sociais.

Será abordada a utilização do livro e do conto como instrumentos de trabalho para aqueles que, em regime de voluntariado ou de forma profissional, trabalham com indivíduos com necessidade especiais, tais como, doentes em internamento, deficientes, crianças e jovens “em risco”, idosos, toxicodependentes, reclusos e muitos outros.

O autor é fundador do grupo “O Contador de Histórias”, tem formação na área da Psicopedagogia e tem vindo a colaborar com entidades como a Fundação do Gil, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e a Direcção Geral dos Serviços Prisionais, entre outras.
As inscrições estão limitadas a 30 participantes.


Identificação de imagem


A propósito da fotografia escolhida pela autarquia tavirense para divulgar a exposição "Tavira: patrimónios do mar", gostava de lançar um apelo: se alguém souber alguma informação que possa auxiliar à sua identificação quanto ao autor, data e eventual proprietário, peço o favor de escrever neste post uma mensagem.

Também sei que o Arquivo Municipal de Tavira (arquivo@cm-tavira.pt) acolherá de bom grado qualquer informação que possa enriquecer a identificação desta fotografia ou mesmo a sua cedência para digitalização e divulgação.

Apenas se sabe que foi tirada na Armação da Abóbora num dia da bênção das redes de pesca de atum, pelo Pe. Patrício.

Expoisção "Tavira: patrimónios do mar" em Tavira

No Região Sul online, a notícia sobre a exposição preparatória do futuro Museu da Cidade, a inaugurar no próximo dia 25 de Outubro, no Palácio da Galeria, em Tavira:

“Tavira: patrimónios do mar”

(Fotografia de autor e datas desconhecidos)

(de 25 de Outubro de 2008 até 27 de Junho de 2009)

Esta exposição faz uma "análise da relação da cidade com o mar, numa perspectiva cronológica, com preocupações informativas e educativas, a partir de espólios arqueológicos e objectos artísticos, cartas, mapas, esculturas, ex-votos, modelos tridimensionais e peça multimédia."

A divulgação da exposição também pode ser vista no site da Câmara Municipal de Tavira.

14/10/08

A memória do "Comércio do Porto" em Gaia

Na edição do DN online de hoje uma boa notícia: o espólio do jornal "O Comércio do Porto" (encerrado em 2005 e adquirido pelo grupo Prensa Ibérica) estará disponível ao público, a partir de meados de Novembro, no Arquivo Municipal de Gaia.

A notícia refere que este espólio é constituído por milhares de fotografias, zincogravuras, todas as edições do jornal encadernadas, material gráfico e alguns manuscritos que correspondem a "151 anos da história do mundo, de Portugal e do Norte".

O seu vasto arquivo fotográfico e a colecção de jornais foram levados para Vigo, na Galiza. Voltam agora, graças a um protocolo assinado entre o grupo espanhol e a autarquia de Vila Nova de Gaia, que estabelece a cedência, por 30 anos, do espólio do jornal, permitindo que fique exposto e à disposição do grande público.

Do espólio do matutino fazia parte também uma biblioteca, com milhares de obras, e diversos manuscritos - muitos deles de intelectuais ilustres - que foram para o arquivo da Câmara Municipal da Maia.

02/10/08

O que é o E-LIS?

Recentemente, graças à Dra. Paula Sequeiros (que também fez a divulgação no 9º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, em Ponta Delgada, 2007 - para aceder à comunicação aceder aqui e também aqui), fiquei a conhecer o E-LIS.

O E-LIS - E-prints in Library and Information Science, segundo a Dra. Paula Sequeiros (in 9º Congresso BAD, Ponta Delgada, Março 2007), é um "Arquivo Aberto, disciplinar e internacional para o domínio das Ciências das Documentação e Informação, criado em 2003(...)". Acessível de forma livre, resulta do trabalho mundial voluntário duma equipa com diversas origens profissionais, sem financiamentos nem fins lucrativos.

Aberto a todos os profissionais BAD, permite, mediante um registo, o depósito dos trabalhos feitos em qualquer língua (deve-se incluir o resumo e palavras-chave em Inglês) e em vários formatos, sendo preferível o pdf.

Ciclo de Palestras de Outono da BAD Sul

No próximo dia 11 de Outubro, no Arquivo Municipal de Loulé, pelas 15h00, terá lugar a 1ª palestra do Ciclo de Palestras de Outono, cujo tema é "Fontes de Informação e Património do Algarve". A organização é da Delegação Regional do Sul da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.


A primeira de 3 palestras, será feita por Óscar Pinto (arquivista no Arquivo Municipal de Tavira), subordinado ao tema "Arquivos, Fontes Documentais e Investigação genealógica". Este arquivista, deu os primeiros passos na investigação genealógica ao começar a querer saber mais sobre a sua família. A curiosidade conduziu-o ao conhecimento de uma área da investigação agora tão na moda.


Compareçam. A entrada é livre.

01/10/08

Machado de Assis na Biblioteca Nacional

Até 11 de Outubro a Biblioteca Nacional tem aberta ao público uma mostra evocativa de Machado de Assis, com entrada gratuita e, desde 15 de Setembro com um horário aliciante:

Dias úteis: 10h - 19h Sábados: 10h -17h
Encerra domingos e feriados

Para quem quiser saber um pouco mais sobre Machado de Assis, escritor oitocentista brasileiro, deixo aqui o link de acesso:
Machado de Assis.

Neste link, podemos ainda aceder a dois sites sobre Machado de Assis: Machado de Assis Net e Homenagem do Ministério da educação do Brasil

IX Encontro de Arquivos Municipais


A Secção de Arquivos Municipais da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), já disponibilizou na sua página o tema do IX Encontro Nacional de Arquivos Municipais: "Novos desafios da Gestão Documental", a realizar em Évora a 14 de Novembro de 2008.

Aguardamos o programa completo.

Oleões em Tavira


Em Tavira já é possível efectuar reciclagem dos óleos que utilizamos em casa, evitando assim que estes poluam os esgotos, mas também que impeçam o correcto funcionamento das ETAR's (Estações de Tratamento de Águas Residuais).

Os locais onde podemos ir depositar os óleos usados são os seguintes:
Freguesia de Cabanas: Rua Ormerindo de Sousa Bagarrão
Freguesia da Luz de Tavira: Rua da Liberdade (junto ao Mercado)
Freguesia de Santa Luzia: Rua José Oliveira (Bairro Social)
Freguesia de Santa Maria: Rua Comandante Henrique de Brito (junto ao Pingo Doce)
Freguesia de Santiago: Rua Francisco de Sá Carneiro

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Tavira, a favor do ambiente. Agora o resto depende de todos nós.

"Leituras que fazem bem" na Biblioteca Municipal de Tavira

Na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, vai realizar-se nos próximos dias 28, 29 e 30 de Outubro, a acção de formação " Leituras que fazem bem", direccionada para professores,educadores, bibliotecários, técnicos de saúde e voluntários sociais.

Inscrições abertas na recepção da biblioteca.

Biblioteca Municipal Álvaro de Campos Rua da Comunidade Lusíada, nº 218800-397 Tavira Tel: 281 320 585 / 76 Fax: 281 325 727
biblioteca@cm-tavira.pt
http://www.cm-tavira.pt/


II Congresso Municipal de Arquivos Espanhóis

II Congresso Municipal de Arquivos Espanhóis, de 5 a 8 de Novembro, em Lugo, Espanha.

O tema é: "Los archivos municipales y la e-administración".

Para ver o programa, localização, alojamento e fazer inscrições: http://www.archivosmunicipales.eu/

22/09/08

O último construtor de acordeões do país é de Tavira?


No jornal Barlavento online, vem a notícia de que o último construtor de acordeões do país é de Tavira (há alguém que saiba de outro?).


Na Rua Detrás dos Álamos, em Tavira, permanece a única fábrica de acordeões do Algarve, talvez exemplar único no país.


Pelas mãos de José Domingos Horta, com 67 anos, os últimos 23 dedicados à construção de acordeões, na base da auto-aprendizagem, foram reparados e construídos muitos acordeões. Na sua oficina improvisa visitas, onde nasceu a reportagem que saiu no dia 21 de Setembro no Barlavento Online:

«(...)Um acordeão faz-se por três fases: é a caixa, o fole e a mecânica. Isto antes de tocar, porque depois vem a música e os cepos. Faço tudo, está a ver? As peças, essas também as faço aqui. Cada cunho daqueles faz uma peça…».Isto é aliás o que distingue a sua marca própria dos outros construtores espalhados pelo país. «Há quem recorra a peças feitas, limite-se a montá-las e depois lhes dê uma marca própria. Aqui só se compram os botões, os fechos e os grampos. De resto, tudo é feito por mim. Ainda no outro dia deu uma reportagem, na televisão, a dizer que a única fábrica de acordeões estava em Ferreira do Zêzere. Mas só eu é que os faço do princípio ao fim! As outras pessoas montam peças ou reparam-nos. De resto, fábricas, só italianas».
Mesmo que não seja o último construtor de acordeões (e espero que se alguém souber o diga deixando uma mensagem), é bom saber que Tavira tem ainda profissões tradicionais, em toda a linha de montagem artesanal.

17/09/08

Uso obrigatório de luvas no Arquivo Público do Estado (Brasil)

Nas "Normas e Procedimentos de Consulta" do site do Arquivo Público do Estado (S. Paulo - Brasil) é indicado aos visitantes que, caso pretendam efectuar pesquisas documentais, é obrigatória a utilização de luvas, oferecidas pelo Arquivo. Também divulgada online em "45 graus", esta medida entrou em vigor a partir de hoje, 17 de Setembro.


Outro objectivo para a utilização de luvas prende-se com a protecção da saúde de pessoas, funcionários ou utilizadores, que eventualmente sofram de algum tipo de alergia, seja ao simples pó natural ou aos químicos aplicados nas desinfestações, comuns nalguns arquivos.


Assim, esta medida tem um duplo objectivo: a preservação documental e da saúde de algumas pessoas.


Gostava de saber se, na prática, esta medida resulta mesmo na preservação documental, pois a utilização de luvas por vezes tira-nos a sensibilidade necessária ao correcto manuseamento de documentos em papel de pouca gramagem , como o vegetal, por exemplo.

15/09/08

Passeios por Tavira - Ver(a)cidade

Ainda é tempo de aproveitar as duas últimas visitas guiadas, orientadas pela Dra. Rita Manteigas, historiadora de arte, para conhecer um pouco da cidade de Tavira, através de uma sequência cronológica.

Os passeios respeitantes a Tavira Medieval e dos Descobrimentos já decorreram em Agosto e Setembro, mas ainda é tempo de aproveitar as visitas das seguintes períodos:

Tavira Barroca - 20 de Setembro.

Tavira Contemporânea - 27 de Setembro.

Os passeios são gratuitos e terão início às 18h30, com a duração de cerca de 1 hora e o ponto de encontro é o Palácio da Galeria/Museu Municipal de Tavira.

Para informações/inscrições deverão os interessados contactar o Serviço Educativo do Palácio a Galeria/MMT: Tel. 281 320 500 (ext. 324)/ edu.museus@cm-tavira.ptPalácio da Galeria/Museu Municipal de Tavira

Divulgado no site da Câmara Municipal de Tavira.

13/09/08

Mais um blog sobre Tavira - Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Tavira

Surgiu mais um blogue de uma instituição religiosa tavirense: o blogue da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Tavira, criada em 1715, cuja igreja começou a ser construída em 1747, sendo concluída em 1789.


Por mero acaso, numa das pesquisas feitas na internet, dei com o site oficial da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Uma pausa para livros, letras e histórias em Beja

De 24 a 28 de Setembro, para quem vive em Beja ou passar por lá, vai-se realizar o X Palavras Andarilhas 2008, uma semana de várias formas e oportunidades para entrar no mundo dos livros, das palavras e das histórias. Para saber mais e ver programa completo em Palavras Andarilhas.

Transcrevo aqui a explicação que se encontra no blog sobre o que são as Palavras Andarilhas:

«Palavras Andarilhas é um Encontro de Narração Oral e Promoção da Leitura que se realiza desde 1998, em Beja ,organizado pela Câmara Municipal de Beja e pela Associação de Defesa do Património Cultural da Região de Beja. Todos os anos em Setembro Beja oferece:Encontro de Aprendizes do Contar, Estafeta de Contos, Festival de Narração e desde 2007, também uma Feira do Livro e da Leitura. 60 convidados nacionais e estrangeiros e 300 participantes - bibliotecários,técnicos de bibliotecas,docentes,narradores, animadores - durante 3 dias reforçam as suas reflexões e práticas em torno na narração, do livro e da leitura e partilham experiências e saberes».


Uma pausa recheada de letras bem merecida!

30/08/08

Vida sem plástico

Aqui está um blogue com um desafio interessante: viver sem plásticos - Life Less Plastic!

Os objectivos são proteger o ambiente e a saúde reduzindo o consumo diário de plásticos.



O blogue é um diário onde lemos sobre como podemos levar uma vida adquirindo produtos que não tenham plástico, o que é uma tarefa difícil, já que grande parte do que consumimos ou contém plástico ou está envolvido em plástico.


Do pouco que já li, destaco o Guia de Compras para o dia-a-dia com pouco ou sem embalagens plásticas.
É, com certeza, um blogue para ler com calma, pois se não conseguirmos viver totalmente sem plásticos, podemos ao menos ficar a conhecer algumas sugestões para viver com menos embalagens plásticas.


A revista Time já publicou um artigo dando destaque a este blogue e ao tema.


Uma ideia que também merece ser divulgada nas nossas conversas e pausas de café.

Pausa para café com estilo

Graças à dica de "A terra é pouca", pude ver no blogue "Kingdom of Style" umas imagens sugestivas para tomar café numas chávenas com estilos diferentes: de morcego, anjo ou renas. O que me surprrende é que o corpo da chávena mantém-se o mais simples possível, dando a pega (ou asa) da chávena o mote para a diferença.

28/08/08

2º Colóquio Internacional de Provérbios

Ainda falta algum tempo, mas não resisto a divulgar aqui a realização do 2º Colóquio de Provérbios, em Tavira, no Hotel Vila Galé, de 10 a 14 de Novembro, conforme é noticiado no site do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, onde é possível aceder ao site do 2º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios.
A organização está a cargo da Câmara Municipal de Tavira (CMT), da Suomalaisen Kirjallisuuden Seura (SKS), Helsínquia, Finlândia e da Associação Internacional de Paremiologia/Internacional Association of Paremiology (AIP-IAP), Tavira, Portugal.

Os oradores convidados são Isabel Rebaudi, Arnaldo Saraiva, Outi Lauhakangas, Augusto Ramos, Wolfgang Mieder, Estela Abreu e Stanisław Prędota.

Mostra do Livro Tavirense

A iniciativa já tinha sido realizada a propósito do 80º aniversário do Ginásio Clube de Tavira e aqui divulgada, mas cabe agora à Biblioteca Municipal de Tavira receber a Mostra do Livro Tavirense, conforme é noticiado no site da autarquia tavirense:

«Ofir Chagas reuniu ao longo de vários anos, na sua biblioteca particular, um representativo acervo desta “literatura”, da autoria de escritores naturais desta cidade ou aqui residentes e, ainda, de obras que fazem referência a Tavira. O que irá possibilitar a todos os visitantes a consulta de 160 volumes, distribuídos por 77 autores. A sublinhar que, nos últimos anos, o número de obras literárias publicadas tem aumentado, facto que se deve ao apoio da Câmara Municipal e a todos os escritores tavirenses que editam os seus próprios trabalhos (...)».
A partir de 28 de Agosto até 6 de Setembro, de Terça a Sexta-feira, das 10h00 às 19h00 horas e Segunda-feira e Sábado, das 14h00 às 19h30 horas, na sala Guilherme Camacho.

Pausa musical - Rita Redshoes

Como é Verão e não podemos estar sempre a pensar em Arquivos, deixo aqui um momento musical.

Sei bem que já há muito que a Rita Redshoes é conhecida. Já ouvi a sua actuação com David Fonseca em "Hold still". Contudo, só agora é que me dei ao trabalho de procurar mais sobre esta portuguesa que tem vindo a ter algum sucesso a cantar em inglês (espero que comece também a cantar em português).

Nas rádios já ouvi muitas vezes a música "Teh beginning song", mas as músicas que mais me cativam são "Dream on Girl" e "Once I found you". Não consegui o video desta última no Youtube, mas consegui encontrar o video de "Dream on Girl".

27/08/08

600 anos do Tribunal de Contas em Arquivo

(in blog Gente de Lisboa)

Nesta mensagem não digo nada de novo, pois o Jornal de Notícias online, na edição de 27 de Agosto, já fez a sua divulgação, mas há notícias sobre as quais gosto de falar, como se estivesse a tomar um café com amigos.

O que me agradou foi que a notícia, a propósito dos 600 anos de História do Tribunal de Contas, dá destaque positivo ao papel dos arquivos, cuja vertente vai para além da arquivística e passa também por um papel museológico, neste caso concreto, vivido pelo Departamento de Arquivo, Documentação e Informação (DADI) desta instituição.

Esta instituição é a sucessora da Casa dos Contos (séc. XIV), que no séc. XVI foi designada por Contos do Reino e Casa, para ser conhecida por Erário Régio entre 1761 e 1832. A sua actual designação foi atribuída em 1930.

Para saber mais sobre a sua evolução pode aceder ao site do próprio Tribunal de Contas, onde também está acessível mais informação sobre o funcionamento da Biblioteca. A propósito desta notícia, fiz mais pesquisas no site desta instituição, onde descobri o link de acesso à Exposição Virtual "Contas com História".


Para além dos documentos, o DADI preserva igualmente peças de mobiliário emblemáticas, como a cadeira de braços onde o Marquês de Pombal se sentaria aquando no exercício das suas funções de Inspector-Geral do Erário Régio. Também é dado destaque à caixa do correio expressamente utilizada, no século XIX, para a correspondência dirigida ao Tribunal de Contas, em mogno polido, com mais de metro e meio de altura e é atribuída à marcenaria Vítor de Alcântara Knotz.

Outra das vertentes do acervo do Tribunal de Contas diz respeito a inúmeros documentos de época, alguns deles de surpreendente beleza plástica como são os casos de algumas amostras de cetins lavrados, fios de seda, de espiguilho etc, oriundos da Real Fábrica das Sedas, do Rato, criada no tempo de D. João V.