21/12/08

Tavira Slow City


A candidatura de Tavira ao movimento Slow Cities foi aprovada, bem como as candidaturas de S. Brás de Alportel, Silves e Lagos.


O “Slow Cities” surgiu, em Itália, em 1999, através de Paolo Saturnini e tem como fundamento base a preservação da tradição, tranquilidade e qualidade gastronómica nas pequenas cidades.
Preocupadas com as consequências negativas da globalização na qualidade de vida, 32 cidades italianas juntaram-se no sentido de promover o modo de vida tranquilo dos seus cidadãos. Este movimento visa manter as características que fazem das cidades lugares atractivos a quem busca a calma, bem como o acolhimento e a comida de elevada qualidade.
O movimento funciona, em cada país, através da criação de uma rede nacional atenta às características e especificidades de cada território. Itália, Alemanha, Polónia, Noruega, Inglaterra e Brasil são países onde o “Slow Cities” tem já uma rede própria. Outras nações já integraram, também, este conceito como é o caso da França, Espanha, Austrália e do Japão. No entanto, agora, é a vez de Portugal com a entrada destas quatro cidades algarvias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho muito bem que a candidatura de Tavira a Slow City tenha sido aprovada. Os condutores tavirenses são os campeões dos "sloWs". Penso que a aprovação desta candidatura seja mais do que justa. Agora, fora de brincadeiras, Tavira tem uma qualidade de vida excelente, por isso mesmo merece mesmo fazer parte das slow cities.