29/12/08

Destaque: Portal da Cultura

«No dia 10 de Dezembro, o Ministro da Cultura e o Director da Biblioteca Nacional de Portugal divulgaram o conjunto de manuscritos de Fernando Pessoa recentemente adquiridos pelo Estado, no leilão promovido pela Potássio 4.
Os documentos representam quinze dos lotes em praça e correspondem a notas do escritor, entre as quais se encontra o dossiê sobre Aleister Crowley, que ficarão agora na posse da BNP.
Na ocasião estiveram ainda presentes responsáveis pela REN – Rede Eléctrica Nacional, S.A., mecenas que apoiou a aquisição dos manuscritos».





Imagem: apontamentos sobre Cabala/Fernando Pessoa


Imagem: [Dossiê sobre Aleister Crowley] / Fernando Pessoa [e outros]
No site da Biblioteca Nacional Portuguesa (BNP) encontra-se a descrição destes manuscritos, que constituem um importante conjunto de autógrafos de Fernando Pessoa que passaram a integrar o Espólio do Poeta à guarda da BNP.
Nota: as imagens dos manuscritos podem ser visualizadas no site da BNP, bastando para isso clicar com o "rato" em cima da imagem pretendida e utilizar as teclas de navegação que aparecem juntamente com a imagem, no canto superior direito desta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito interessante!!! Ver documentos escritos por Fernando Pessoa, é um espectáculo!!!
Boa iniciativa, sim senhor!!!
334!