04/11/08

Futura zona de lazer na margem eaquerda do Rio Gilão, em Tavira

Há notícias que não podem agradar a todos e a notícia que o Barlavento Online divulga hoje (4 de Novº) é exemplo disso:

Na margem esquerda do Rio Gilão, em Tavira, já começaram as obras de requalificação para adaptação a zona de lazer. Assim, o que foi um local de estacionamento para automóveis, passará a ser uma zona de restauração e lazer, com bancos virados para o Rio e espaços para actividades recreativas.


(Fotos de Um Café)

Sempre acompanhando a margem esquerda do Rio Gilão e para uma segunda fase, será criado um percurso pedonal contínuo até à existente escola fixa de trânsito.

Prevê-se a intervenção na zona fronteira à galeria da Casa das Artes e a área será ornamentada com uma escultura baseada num dos últimos trabalhos do recém-falecido artista plástico Bartolomeu do Santos.

Numa terceira fase, será criado um grande relvado junto ao actual circuito de manutenção do rio Séqua.

O motivo porque referi, no início, que estas notícias não agradam a todos, prende-se com o facto de estas intervenções reduzirem o estacionamento automóvel, havendo até á data, como alternativa o parque de estacionamento perto do centro de camionagem (na margem direita do Rio) e um pedaço de terra do lado esquerdo. Mas este bocado de estacionamento, em frente à Casa das Artes, a crer pela notícia divulgada, também deixará de existir, passando a ser mais difícil encontrar estacionamento gratuito na margem esquerda, pois as ruas do centro da cidade já têm parquímetros.

Pessoalmente e até ver o resultado final de tantas intervenções, considero agradáveis as medidas divulgadas. Actualmente já estaciono o carro longe do centro e vou a pé; no futuro poderei beneficiar de uma zona de lazer ribeirinha. Só espero que seja com bastantes zonas verdes, para usufruir de sombras frescas nos terríveis dias quentes de Verão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sou dos que adora estacionar o carro mesmo em frente ao sítio para onde vou. O antigo parque de estacionamento ao pé do rio dava imenso jeito. Mas, ao mesmo tempo, concordo que se aquela zona for reabilitada conforme é noticiado, não me importo de deixar o carro bem mais longe e usufruir daquela zona. É extremamente agradável, estar a beber uma imperial, numa esplanada com vista para o rio, à sombra de umas árvores e sentido uma brisa agradável, numa tarde quente de Verão. Só por isso vale a pena deixar o carro bastante mais longe.
334