14/10/08

A memória do "Comércio do Porto" em Gaia

Na edição do DN online de hoje uma boa notícia: o espólio do jornal "O Comércio do Porto" (encerrado em 2005 e adquirido pelo grupo Prensa Ibérica) estará disponível ao público, a partir de meados de Novembro, no Arquivo Municipal de Gaia.

A notícia refere que este espólio é constituído por milhares de fotografias, zincogravuras, todas as edições do jornal encadernadas, material gráfico e alguns manuscritos que correspondem a "151 anos da história do mundo, de Portugal e do Norte".

O seu vasto arquivo fotográfico e a colecção de jornais foram levados para Vigo, na Galiza. Voltam agora, graças a um protocolo assinado entre o grupo espanhol e a autarquia de Vila Nova de Gaia, que estabelece a cedência, por 30 anos, do espólio do jornal, permitindo que fique exposto e à disposição do grande público.

Do espólio do matutino fazia parte também uma biblioteca, com milhares de obras, e diversos manuscritos - muitos deles de intelectuais ilustres - que foram para o arquivo da Câmara Municipal da Maia.

1 comentário:

Anónimo disse...

É realmente uma boa notícia. Oxalá todo esse acervo documental e bibliográfico seja bem preservado e seja disponibilizado ao público o mais rapidamente possível. Acabou o jornal, mas ao menos guarda-se, conserva-se e divulga-se a informação de um jornal.
334