29/10/08

Fotografias do Arquivo Nacional holandês disponíveis no Flickr

Os Arquivos digitais disponíveis ao público têm vindo a conhecer um crescimento significativo. Testemunhos cada vez mais próximos do público, são a "voz" e os "olhos" de acontecimentos que ficavam encerrados nas estantes, até aqui acessíveis somente aos que se delocavam ao local (leia-se arquivo) para os consultar.

A disponibilização online é também uma forma de apelar à colaboração do público que possa ajudar a identificar fotografias que compõem os espólios dos arquivos.

Muitos arquivos debatem-se ainda com problemas estruturais, mas mais cedo ou mais tarde, acabarão por fazer parte de notícias como a do Arquivo Nacional Holandês que disponibilizou no Flickr as suas fotografias - in Publico:

"No Flickr estão disponíveis centenas de imagens a preto e branco de emigrantes holandeses repatriados durante a I e II Guerra, do KNIL - Exército Real das Índias Holandesas - e dos Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928.Para além de mostrar a um público mais alargado os tesouros escondidos dos arquivos de fotografias públicas mundiais, o objectivo é que os utilizadores ajudem a descrever e dar o seu contributo."

1 comentário:

Anónimo disse...

É uma boa ideia da Holanda, Portugal poderia fazer algo semelhante...
334