22/09/08

O último construtor de acordeões do país é de Tavira?


No jornal Barlavento online, vem a notícia de que o último construtor de acordeões do país é de Tavira (há alguém que saiba de outro?).


Na Rua Detrás dos Álamos, em Tavira, permanece a única fábrica de acordeões do Algarve, talvez exemplar único no país.


Pelas mãos de José Domingos Horta, com 67 anos, os últimos 23 dedicados à construção de acordeões, na base da auto-aprendizagem, foram reparados e construídos muitos acordeões. Na sua oficina improvisa visitas, onde nasceu a reportagem que saiu no dia 21 de Setembro no Barlavento Online:

«(...)Um acordeão faz-se por três fases: é a caixa, o fole e a mecânica. Isto antes de tocar, porque depois vem a música e os cepos. Faço tudo, está a ver? As peças, essas também as faço aqui. Cada cunho daqueles faz uma peça…».Isto é aliás o que distingue a sua marca própria dos outros construtores espalhados pelo país. «Há quem recorra a peças feitas, limite-se a montá-las e depois lhes dê uma marca própria. Aqui só se compram os botões, os fechos e os grampos. De resto, tudo é feito por mim. Ainda no outro dia deu uma reportagem, na televisão, a dizer que a única fábrica de acordeões estava em Ferreira do Zêzere. Mas só eu é que os faço do princípio ao fim! As outras pessoas montam peças ou reparam-nos. De resto, fábricas, só italianas».
Mesmo que não seja o último construtor de acordeões (e espero que se alguém souber o diga deixando uma mensagem), é bom saber que Tavira tem ainda profissões tradicionais, em toda a linha de montagem artesanal.

Sem comentários: