
Um convite para um café, para uma pausa de partilha de ideias e novidades... mas também uma pausa pelo mundo dos Arquivos e por Tavira
22/12/07
Espólio da Fundação de Serralves online

Convite para "Balanço do Ano" na Visão

Convite para ver Cartoons Visão 2007
Um convite para um café, num momento de avaliação do ano que está a findar e para quem gosta ou pretenda rir (ou chorar) um pouco com as situações do mundo que fizeram e fazem muitos chorar (os cartoons têm destas ironias).
Uma dica de um comentário bem útil - Marte como arte
20/12/07
Matemática infantil com um sorriso e muitos "Ó-ós"
13/12/07
Rival da Fnac em Lisboa?

11/12/07
Um café e um convite para um filme

A argila e os sacos de plásticos - uma solução?

Célula a 3D
Já é possível ver uma célula humana a 3 dimensões - não, não virei doidinha da ciência, mas há descobertas que merecem ser faladas enquanto tomamos um café!Deixo aqui um excerto da notícia para aguçar a curiosidade:
«Lembrando pinceladas firmes, à la Rembrandt, esta é a primeira imagem de uma célula humana que permite a visualização das proteínas responsáveis pelos contatos intercelulares.»
10/12/07
Avião do futuro
O avião do futuro mais ecológico? Numa das pesquisas na net dei com uma notícia de 13 de Agosto sobre o projecto de investigadores holandese construirem o avião do futuro - um avião "ultra-ambientalmente correto". Boas notícias para o nosso planeta?09/12/07
Presépio nos Bombeiros Municipais de Tvaira
A partir de 10 de Dezembro, os tavirenses poderão admirar o trabalho e dedicação dos Bombeiros através do presépio que irá estar exposto ao público no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira (ver link).Visitem!
06/12/07
A Terra é mesmo pouca...
Indecisões, dúvidas, incertezas, para onde vamos, quem sou eu, o que faço, o que sou, o que fui, o que pensam os outros, o que se avizinha na nova esquina, o que é que afinal não sei, o que é que afinal já sei... até o nome do meu blogue revela falta de criativade... ...mas ainda bem que há blogues que valem bem a pena e há um que diz tudo e do qual gosto muito do nome e do conteúdo:
A Terra é Pouca!
05/12/07
Pois eu gosto do natal
Pois eu gosto do Natal... e muito! Para além da celebração e simbologia religiosa que o Natal encerra, tornando esta época uma altura de renovação, de oportunidades, de perdão, gosto imenso de ver as luzes de Natal nas ruas, da vela acessa em minha casa junto ao presépio, do cheiro dos doces da época, montar a árvore e o presépio com a família, beber o cacau quente depois de chegar da missa do galo, o frio de natal, o cheiro das lareiras acessas (já tão raro)...Natal das crianças
Com uma filha de 4 anos, que já começa a entender algumas coisas, por entre tantos símbolos natalícios, dos quais se destacam com maior peso as árvores, as estrelas, os pais-natal... aquele que é o mais importante é deixado para um lugar... esquecido!Assim, numa tentativa de reabilitar Aquele que é a verdeira celebração do Natal, temos explicado à nossa filhota que comemoramos o nascimento do Menino Jesus. Mas aí, lá vem em força por todo o lado, nas ruas, tv e revistas, o Pai Natal, a deitar por terra as nossas explicações.
Solução encontrada por uma mãe que não percebe nada de pedagogias, mas somente em tentar orientar o crescimento da sua filhota: o Menino Jesus vê e ajuda os meninos e as meninas durante o ano a portarem-se bem e depois informa o Pai Natal para dar prendas a estes meninos e meninas...
Não sei se está certo ou não, sei que foi a forma que encontrei para lhe explicar os dois símbolos mais representativos desta época.
03/11/07
"A lição" dos Professores
Na última edição da Visão (765 de 31 de Outubro) - e não, não tenho acordo de publicidade com a revista - foi publicado um artigo intitulado "A lição dos bons professores". Resumindo, o artigo destaca os professores que com "paixão, empenhamento e dedicação", fazem parte daqueles que não se deixam desanimar, destacando-se nas suas áreas como professores que são capazes de tornar a Matemática, a Físisca ou o Português tão aliciantes quanto um filme de BD, "agarrando" os alunos à tela que vai passando a matéria.27/10/07
Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz
O Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz abriu na segunda-feira (22/10/2007) ao público, conforme notícia de 25/10/2007 do site da Câmara de Reguengos de Monsaraz (http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/press/n149.html).
É mais um espaço aberto à investigação da História Local, para o qual é fundamental o papel de muitos arquivos locais, sejam públicos ou privados, quer tenham sido fincanciados pela Direcção Geral de Arquivos (ex-IANTT) quer tenham sido reabilitados somente em resultado da preocupação local na preservação das memórias locais.
Muita da História do nosso País passa pela História Local.
Vaticano divulga seu arquivo sobre os Templários
Os documentos do Vaticano conhecidos como Arquivo Secreto foram proibidos ao público a partir do século 17, mas agora estão abertos aos historiadores.
Ver notícia no link: http://afp.google.com/article/ALeqM5g8PM6RgfEEh9BpWciW-kMWiKZmdw
A mudança da hora e a nossa saúde
25/10/07
Mais uma pausa para o ambiente
Uma ideia Verde para aplicar
Uma ideia Verde: http://aeiou.visao.pt/portugalverde/ - a não perder, por todos os motivos.18/10/07
Insónias

Vira para um lado, vira para o outro... volta a virar... tic, tac, tic, tac... Basta um leve som, mesmo o simples facto de virar de posição na cama e lá estou a encarar os segundos que se arrastam até conseguir voltar a dormir. E quando consigo, o despertador estraga a festa do descanso dos meus neurónios e aí não tenho outro remédio senão aceitar o novo dia que sei que será fatigante.
O que me aborrece não é acordar cedo, é o facto de não conseguir dormir bem. Acordar cedo semrpe foi algo que gostei muito, pois não há nada melhor que sentir as emoções do ínício do dia, seja em que altura do ano for... mas é sempre melhor quando não tenho a visita das insónias!
Nota: e o meu último café, por norma, é o do almoço.
Olhar para cima também é uma pausa
Em Tavira, há sempre algo que atrai a nossa atenção, em particular quando o café é tomado numa esplanada ou mesmo em pé ao balcão a olhar através da janela para a vida que corre... mas ninguém olha para cima.
Ultimamente, nos meus circuitos laborais em que tenho de ir à "casa-mãe" confirmar numa máquina que estou presente para mais um dia de "jornada", faço muitas vezes o circuito pela velha ponte (dita romana) e quando olho para cima apercebo-me que Tavira não é só o Rio Gilão... as gaivotas a voar junto aos telhados acabaram por fazer com que o meu olhar passasse a cair sobre os detalhes das casas resisitentes ao tempo.
São bolas, chaminés, rendilhados no topo dos edifícios, grades das janelas com detalhes de ferro trabalho quando ainda tudo era feito à mão... uns mais simples, outros mais ricos, mas se olharmos com atenção aprecebemo-nos que olhar para cima para também é uma pausa.
Nota: fotografia de Um café - pormenor do topo do edifício do Arquivo Municipal, mais conhecido por "Casa Cabreira", junto á ponte velha.
09/10/07
Novo jardim em Tavira
26/09/07
O Meu Tempo

As terras também se adoptam
Agora, não sei é se todos os que estão perante a situação de ir viver para outra terra, têm a possibilidade de "emigrar cá dentro" para uma terra que venham a gostar tanto que a sentem como sendo sua?
Apesar das saudades da família, dos amigos, da ausência dolorosa no acompanhamento das suas vidas e no apoio deles à nossa vida... acabei por adoptar Tavira como minha terra, pois é isso que acontece quando já não nos imaginamos a viver noutro lado!
Que grande lição canina!
O meu tempo

05/09/07
Pausa para um café no... Parque dos Poetas
Foi num dos nossos dias de férias que decidimos ir visitar pela primeira vez o "Parque dos Poetas" em Oeiras e... adorámos! Apesar de impedidos por uma criaturinha de 3 anos de lermos os excertos dos Poetas na Avenida principal ou visitas os recantos de cada poeta, gostámos muito.
É mesmo um local onde só falta onde beber um café, mas até isso se resolve: no parque de merendas, para os que têm espírito de campistas, podem sempre levar um termo com café.
Pergunto-me quando é que os concelhos terão assim um pequeno parque, com as árvores plantadas de forma racional permitindo que essas sombras planeadas refresquem as pessoas nas tardes quentes de Verão?
Em vez disso, este ano optámos por passar as férias ao pé da família, na zona da Grande Lisboa, aproveitando os parques e jardins que ainda nos fazem sentir bem, os tais jardins onde ficamos horas a brincar com os filhos ou horas a ler à sombra, a conversar tranquilamente ou somente a olhar e a pensar que ali só faltava um café... são locais nos quais nem damos pelas horas passar como o Parque dos Poetas em Oeiras ou o jardim da Parede entre a praia e a estação dos comboios.
Vale a pena visitar e passar lá uma tarde. Para quem vive lá perto: aproveitem!
Eduardo Prado Coelho
07/08/07
Pequenos prazeres

03/07/07
Pormenores de Tavira
Múmia identificada por um dente
Os cientistas realizaram testes de ADN e vários exames à múmia, acabaram por encontrar aquilo que procuravam num dente que provou que a múmia era uma das figuras-chave do antigo Egipto
Consulte o artigo completo em:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=42032
23/06/07
The Beatles - With A Little Help From My Friends
Para os "beatlómanos"... não sou da geração dos 60's, mesmo perante as melhores músicas dos 80's e 90's continuo fã desta banda.
Pausa para uma exposição em Tavira

Sites sobre Tavira
Eis que algumas pessoas vão escrevendo sobre a História de Tavira, de forma mais sucinta ou mais extensa, há sites que não custa nada dar uma vista de olhos para sabermos mais um pouco:
http://arkeotavira.com/
http://www.tavira.com.pt/pthistory.htm
http://digfish.mine.nu/sampage/index.php?seccao=hist
Podemos ver também:
16/06/07
Portas de Tavira
10/06/07
Ainda a questão do aborto

09/06/07
Fotografia deliciosa
Faça a sua parte - pelo ambiente
07/06/07
Antigo Mercado - pormenor

Boas novas para gerações futuras
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=818574&div_id=291
04/06/07
A origem da "Bica"

"PORQUE O CAFEZINHO É CHAMADO DE BICA EM PORTUGAL?
Os primeiros expressos em Portugal foram vendidos no café A Brasileira, em Lisboa. Muitos clientes acharam o gosto do produto um tanto amargo. Para contornar o problema, a direção da cafeteria criou um slogan para atrair os clientes: Beba Isso Com Açúcar. A campanha deu certo e a frase ficou tão marcada que o uso das iniciais de cada palavra - bica - passou a ser sinônimo de cafezinho no país."
Ainda não tomei café

03/06/07
Limites

O 1º passo

É a primeira vez que faço algo do género. Não sei para o que isto vai dar em termos informáticos, pessoais e de conteúdo. A minha primeira ideia é partilhar o crescimento que estou a ter desde que tive a minha filha. Não quero entrar em pormenores de datas , pesos, etc... vou deixar andar consoante o que a filhota for crescendo e consoante o que eu fora crescendo juntamente com ela. Tudo está em aberto, tal como quando estamos a crescer.





