17/08/08

Um Pausa


(Pausa em Santa Luzia, por Um Café)
Um pausa para descansar. Para repor energias (ou gastar ainda mais?). Para sentar e sentir o fluir de pensamentos e emoções. Para esquecer o mundo lá fora, a loucura das próprias férias que nos assalta assim que pisamos a rua (as melhores férias são aquelas que tenho fora do Verão).


Um pausa para pensar. Lamento que nesta época as pessoas tirem férias das responsabilidades, do código da estrada, do civismo, deitando tudo a perder: desde o acidente devido a excesso de álcool até ao lixo atirado ao chão (os outros que limpem). Implicitamente, vigora a ideia de que ,se estão de férias, os outros obrigatoriamente também estão, esquecendo que o pleno gozo das suas férias é proporcional ao trabalho uma grande parte de pessoas que precisam de dormir...


Uma pausa para lembrar. Férias podem significar maiores liberdades, mas lembro aquela frase famosa (lamento, não sei o autor): a nossa liberdade acaba quando começa a do outro.


Um pausa para desejar um bom descanso a todos, férias com responsabilidade, energia para quem trabalha nesta altura (e muito) e que respeitem o ambiente, mesmo que isso signifique levar o lixo dentro de um saco até encontrar o caixote mais próximo.


Uma pausa para parar um pouco.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim uma pausa espectacular é estar ao lado da pessoa que amo, numa esplanada, à tardiha, a beber um café, e a contemplar a paisagem. Os dois muito caladinhos, muito juntinhos, a saborear o momento de estarem juntos sem mais nada no mundo a chateá-los.
Outra pausa espectacular é obeservar o sono calmo e tranquilo de uma filha de 4 anos a fazer uma sesta. Dá uma paz interior brutal. 334