30/08/08

Vida sem plástico

Aqui está um blogue com um desafio interessante: viver sem plásticos - Life Less Plastic!

Os objectivos são proteger o ambiente e a saúde reduzindo o consumo diário de plásticos.



O blogue é um diário onde lemos sobre como podemos levar uma vida adquirindo produtos que não tenham plástico, o que é uma tarefa difícil, já que grande parte do que consumimos ou contém plástico ou está envolvido em plástico.


Do pouco que já li, destaco o Guia de Compras para o dia-a-dia com pouco ou sem embalagens plásticas.
É, com certeza, um blogue para ler com calma, pois se não conseguirmos viver totalmente sem plásticos, podemos ao menos ficar a conhecer algumas sugestões para viver com menos embalagens plásticas.


A revista Time já publicou um artigo dando destaque a este blogue e ao tema.


Uma ideia que também merece ser divulgada nas nossas conversas e pausas de café.

Pausa para café com estilo

Graças à dica de "A terra é pouca", pude ver no blogue "Kingdom of Style" umas imagens sugestivas para tomar café numas chávenas com estilos diferentes: de morcego, anjo ou renas. O que me surprrende é que o corpo da chávena mantém-se o mais simples possível, dando a pega (ou asa) da chávena o mote para a diferença.

28/08/08

2º Colóquio Internacional de Provérbios

Ainda falta algum tempo, mas não resisto a divulgar aqui a realização do 2º Colóquio de Provérbios, em Tavira, no Hotel Vila Galé, de 10 a 14 de Novembro, conforme é noticiado no site do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, onde é possível aceder ao site do 2º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios.
A organização está a cargo da Câmara Municipal de Tavira (CMT), da Suomalaisen Kirjallisuuden Seura (SKS), Helsínquia, Finlândia e da Associação Internacional de Paremiologia/Internacional Association of Paremiology (AIP-IAP), Tavira, Portugal.

Os oradores convidados são Isabel Rebaudi, Arnaldo Saraiva, Outi Lauhakangas, Augusto Ramos, Wolfgang Mieder, Estela Abreu e Stanisław Prędota.

Mostra do Livro Tavirense

A iniciativa já tinha sido realizada a propósito do 80º aniversário do Ginásio Clube de Tavira e aqui divulgada, mas cabe agora à Biblioteca Municipal de Tavira receber a Mostra do Livro Tavirense, conforme é noticiado no site da autarquia tavirense:

«Ofir Chagas reuniu ao longo de vários anos, na sua biblioteca particular, um representativo acervo desta “literatura”, da autoria de escritores naturais desta cidade ou aqui residentes e, ainda, de obras que fazem referência a Tavira. O que irá possibilitar a todos os visitantes a consulta de 160 volumes, distribuídos por 77 autores. A sublinhar que, nos últimos anos, o número de obras literárias publicadas tem aumentado, facto que se deve ao apoio da Câmara Municipal e a todos os escritores tavirenses que editam os seus próprios trabalhos (...)».
A partir de 28 de Agosto até 6 de Setembro, de Terça a Sexta-feira, das 10h00 às 19h00 horas e Segunda-feira e Sábado, das 14h00 às 19h30 horas, na sala Guilherme Camacho.

Pausa musical - Rita Redshoes

Como é Verão e não podemos estar sempre a pensar em Arquivos, deixo aqui um momento musical.

Sei bem que já há muito que a Rita Redshoes é conhecida. Já ouvi a sua actuação com David Fonseca em "Hold still". Contudo, só agora é que me dei ao trabalho de procurar mais sobre esta portuguesa que tem vindo a ter algum sucesso a cantar em inglês (espero que comece também a cantar em português).

Nas rádios já ouvi muitas vezes a música "Teh beginning song", mas as músicas que mais me cativam são "Dream on Girl" e "Once I found you". Não consegui o video desta última no Youtube, mas consegui encontrar o video de "Dream on Girl".

27/08/08

600 anos do Tribunal de Contas em Arquivo

(in blog Gente de Lisboa)

Nesta mensagem não digo nada de novo, pois o Jornal de Notícias online, na edição de 27 de Agosto, já fez a sua divulgação, mas há notícias sobre as quais gosto de falar, como se estivesse a tomar um café com amigos.

O que me agradou foi que a notícia, a propósito dos 600 anos de História do Tribunal de Contas, dá destaque positivo ao papel dos arquivos, cuja vertente vai para além da arquivística e passa também por um papel museológico, neste caso concreto, vivido pelo Departamento de Arquivo, Documentação e Informação (DADI) desta instituição.

Esta instituição é a sucessora da Casa dos Contos (séc. XIV), que no séc. XVI foi designada por Contos do Reino e Casa, para ser conhecida por Erário Régio entre 1761 e 1832. A sua actual designação foi atribuída em 1930.

Para saber mais sobre a sua evolução pode aceder ao site do próprio Tribunal de Contas, onde também está acessível mais informação sobre o funcionamento da Biblioteca. A propósito desta notícia, fiz mais pesquisas no site desta instituição, onde descobri o link de acesso à Exposição Virtual "Contas com História".


Para além dos documentos, o DADI preserva igualmente peças de mobiliário emblemáticas, como a cadeira de braços onde o Marquês de Pombal se sentaria aquando no exercício das suas funções de Inspector-Geral do Erário Régio. Também é dado destaque à caixa do correio expressamente utilizada, no século XIX, para a correspondência dirigida ao Tribunal de Contas, em mogno polido, com mais de metro e meio de altura e é atribuída à marcenaria Vítor de Alcântara Knotz.

Outra das vertentes do acervo do Tribunal de Contas diz respeito a inúmeros documentos de época, alguns deles de surpreendente beleza plástica como são os casos de algumas amostras de cetins lavrados, fios de seda, de espiguilho etc, oriundos da Real Fábrica das Sedas, do Rato, criada no tempo de D. João V.

17/08/08

Um Pausa


(Pausa em Santa Luzia, por Um Café)
Um pausa para descansar. Para repor energias (ou gastar ainda mais?). Para sentar e sentir o fluir de pensamentos e emoções. Para esquecer o mundo lá fora, a loucura das próprias férias que nos assalta assim que pisamos a rua (as melhores férias são aquelas que tenho fora do Verão).


Um pausa para pensar. Lamento que nesta época as pessoas tirem férias das responsabilidades, do código da estrada, do civismo, deitando tudo a perder: desde o acidente devido a excesso de álcool até ao lixo atirado ao chão (os outros que limpem). Implicitamente, vigora a ideia de que ,se estão de férias, os outros obrigatoriamente também estão, esquecendo que o pleno gozo das suas férias é proporcional ao trabalho uma grande parte de pessoas que precisam de dormir...


Uma pausa para lembrar. Férias podem significar maiores liberdades, mas lembro aquela frase famosa (lamento, não sei o autor): a nossa liberdade acaba quando começa a do outro.


Um pausa para desejar um bom descanso a todos, férias com responsabilidade, energia para quem trabalha nesta altura (e muito) e que respeitem o ambiente, mesmo que isso signifique levar o lixo dentro de um saco até encontrar o caixote mais próximo.


Uma pausa para parar um pouco.

Dia Mundial da Fotografia comemorado em Tavira

O site Olhares.com, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Fotografia e por ocasião do 5º aniversário do site, promove 3 actividades em Tavira, no dia 19 de Agosto (3ª feira), com o objectivo de levar a fotografia à população e aos turistas.

Actividades:
Exposição Colectiva de Fotografia
Conjunto de 20 fotos de diversos autores, seleccionadas a partir do Livro Olhares, comemorativo dos 5 anos de existência do site. Localização:
Mercado Municipal - Entrada gratuita .

Retrato de Família
Esta actividade pretende levar a fotografia de estúdio para a rua. Ao dispor das famílias estará um estúdio profissional de fotografia, bem como fotógrafos profissionais que farão um retrato das mesmas, que serão entregues de imediato e gratuitamente.Localização:
Praia do Barril – das 10h às 13h Praça da República – das 17h às 21h.

Fotogame
O FOTOGAME é um jogo onde a fotografia é protagonista. O jogo funciona entre equipas formadas por 3 elementos, que terão de realizar provas fotográficas por percursos, ultrapassando obstáculos e desafiando a memória, a destreza, o conhecimento e o espírito de equipa de cada participante. Cada equipa, tem que estar munida de uma câmara fotográfica digital, seja ela uma reflex ou uma simples câmara do telemóvel. Não é necessário que os participantes sejam “profissionais” da fotografia, só é necessário saber “clicar”, ser observador, ter boa memória visual e ser rápido a executar as provas. Às 3 equipas mais pontuadas serão atribuídos prémios Samsung.

"Da Serra de Tavira ao Rif Marroquino. Analogias e Mitos"

«Na próxima terça-feira, dia 19 de Agosto, pelas 21h30, terá lugar na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, o lançamento do livro de Carlos Campaniço “Da Serra de Tavira ao Rif Marroquino. Analogias e Mitos”.
Há várias décadas que se apontam algumas semelhanças nas habitações, nos povoados e nas práticas agrícolas e artesanais, entre os povos das montanhas do Norte de Marrocos e da Serra Algarvia.Este estudo pode considerar-se como o pioneiro para o entendimento destes pressupostos.A obra resulta da dissertação de Mestrado de Carlos Campaniço em Culturas Árabe e Islâmica e o Mediterrâneo, pela Universidade do Algarve, apresentada em Julho de 2007».

09/08/08

Bartolomeu Cid dos Santos

O meu obrigado a Francisco Seixas da Costa por me ter indicado o link para o tributo que é feito a Bartolomeu Cid dos Santos: http://barto-crabtree.blogspot.com/

Visitem!