17/04/08

Faleceu o pai da Teoria do Caos: Edward Lorenz

No Público on-line: aos 90 anos - Morreu Edward Lorenz, pai da Teoria do Caos:

«Morreu hoje, aos 90 anos, Edward Lorenz, pai da Teoria do Caos. Lorenz defendia que pequenos acontecimentos num ponto do planeta podem originar grandes mudanças no ponto oposto – o chamado efeito borboleta. O anúncio da sua morte foi feito pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), a que Lorenz pertencia.
(...)Em 1972 defendeu a sua teoria num estudo a que chamou: “Previsibilidade: o bater de asa de uma borboleta no Brasil pode originar um tornado no Texas?”
(...)Nascido em 1917 em West Hartford, no Connecticut, Lorenz formou-se em matemática em Harvard, em 1940 e especializou-se depois em meteorologia no MIT entre 1943 e 1948. A inclinação para esta área surgiu quando cumpria serviço militar, durante a II Grande Guerra, onde trabalhou na previsão meteorológica para a Força Aérea norte-americana.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Também já tinha ouvido a notícia. A teoria do caos, tal como outras teorias matemáticas, tem a sua relevância, mas penso que é bastante difícil de provar. Mas mesmo assim dá que pensar...
334