19/12/11

O fim

A vida é feita de ciclos e este é um ciclo que chega ao fim.
A experiência foi gratificante e enriquecedora.
Aos que acompanharam este blogue com mais frequência e para os que por aqui passaram ocasionalmente, deixo o meu obrigada!


Não deixem de fazer pausas nas vossas vidas. Nem que seja para um café!

11/10/11

História de Portugal no arquivo secreto do Vaticano

História de Portugal no arquivo secreto do Vaticano

Sessão de esclarecimentos "Os arquivos na Europa: Publicação de conteúdos de arquivo na APENET (Portal Europeu de Arquivos)"

No próximo dia 21 de Outubro de 2011, às 15h00, no Arquivo Distrital de Faro, irá realziar-se a sessão de esclarecimentos "Os arquivos na Europa: Publicação de conteúdos de arquivo na APENET (Portal Europeu de Arquivos)", onde serão explorado os seguinte temas:
  • Rede Portuguesa de Arquivos e Portal Português de Arquivos;
  • APENET e Europeana: regras de adesão;
  • Metainformação, digitalização e conteúdos;
  • Agregadores de conteúdos
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.
Mais informações e programa: DGARQ.

Documentos de D. Dinis em exposição na Torre do Tombo

Até 31 de Dezembro de 2011 a Torre do Tombo promove a exposição "DIONISIUS REX: Documentos de D. Dinis na Torre do Tombo", no âmbito das celebrações dos 750 anos do nascimento do rei D. Dinis

23/08/11

Apresentação de trabalho de recuperação do arquivo paroquial de Silves


«O trabalho de preservação e organização do arquivo paroquial da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves, desenvolvido pelas técnicas do arquivo municipal desta cidade algarvia, será apresentado publicamente, dia 3 de setembro, às 17:00, na Catedral de Silves.

O seminário, organizado pela paróquia, com o apoio da Câmara Municipal de Silves, está incluído nas ações de comemoração do Dia do Município de 2011.

A sessão, integrada no ciclo de atividades «Memórias Escondidas», permitirá que os participantes escutem as comunicações do padre Joaquim Nunes, chanceler da cúria da Diocese do Algarve, João Saboia, diretor do Arquivo Distrital de Faro, Pedro Penteado, diretor geral do Arquivo Nacional – Torre do Tombo e Luís Oliveira, professor da Universidade do Algarve».

Notícia: Região Sul e site CM Silves.

22/08/11

Boas Notícias - 700 mil fotografias do Portugal Colonial online

Boas Notícias - 700 mil fotografias do Portugal Colonial online


(Lubango: Escola Primária Superior / Vários aspectos de Angola: visita oficial, edifícios e caminhos de ferro )

Neste momento já é possível consultar perto de 20 mil destas fotografias no site do Arquivo Científico Tropial Digital (http://actd.iict.pt/).

19/08/11

Acontecimentos Insólitos: Gata sobreviveu depois de uma hora na máquina de l...

Acontecimentos Insólitos: Gata sobreviveu depois de uma hora na máquina de l...: Uma gata sobreviveu a um ciclo completo da máquina de lavar a roupa em Scotland, no estado da Luisiana, EUA. Tudo aconteceu quando a ...

La Jornada: Urge modernizar los archivos judiciales: SCJN

La Jornada: Urge modernizar los archivos judiciales: SCJN

Curso de Arquivo e Conservação gratuito no Brasil

«A Secretaria de Cultura oferece gratuitamente o curso “Arquivo e Conservação: Noções Básicas de Arquivo e Conservação de documentos”, que será realizado nos dias 12 e 13 de setembro».

Notícia em: Bom Dia.

Numa época de crise, há que aproveitar oportunidades como esta. Embora seja no Brasil, é uma boa notícia para curiosos e arquivistas que iniciam a sua vida profissional neste país irmão. Por cá, vamos aguardar por melhores dias, contudo, há que realçar que a Direcção-Geral de Arquivos também já promoveu algumas sessões de debate e de reflexão gratuitas. É uma questão de acompanharmos as notícias que vão divulgando no site para aproveitarmos pequenas, mas importantes oportunidades.

07/07/11

Governo obrigado a comprar arquivo


O Governo de Pedro Passos Coelho prepara-se para injectar mais dinheiro na RTP. O executivo tem cerca de 18 meses, até 2013, para concretizar a compra do arquivo audiovisual da empresa pública. Em causa está um valor entre os 110 e os 150 milhões de euros.

Roma: Mostra sobre Arquivo Secreto do Vaticano apresenta ficheiros inéditos da II Guerra Mundial


«O Vaticano apresentou hoje, em conferência de imprensa, a mostra multimédia «'Lux in Arcana’ – O Arquivo Secreto do Vaticano revela-se», na qual são apresentados ficheiros inéditos da II Guerra Mundial.
 (...) A exposição, a abrir ao público a partir de fevereiro de 2012, inclui documento do chamado “período fechado”, altura em que não estão à disposição de nenhum investigador.
(...) O arquivo tem um site próprio, http://www.archiviosegretovaticano.va/, no qual é possível encontrar parte do espólio com mais de mil anos.
Ao longo de 85 quilómetros de estantes, distribuem-se mais de 630 fundos de arquivos diferentes.
O arquivo, nos moldes em que existe, nasceu por iniciativa de Paulo V, por volta de 1610, se bem que a sua história recue nos séculos, dado ter nascido, desde cedo, a tradição de os Papas guardarem a documentação que se referia ao exercício da sua própria atividade.»

Notícia:
Roma: Mostra sobre Arquivo Secreto do Vaticano apresenta ficheiros inéditos da II Guerra Mundial

28/06/11

Correio do Minho - Notícias

“As cidades também são feitas de pergaminhos”


«Ter parte substantiva do espólio da Colegiada da Senhora da Oliveira em formato digital até ao final do ano é objectivo do Município de Guimarães (...). 
“As cidades são feitas de ruas e de praças, de granito mas também de pergaminhos e de memórias e essas memórias estão encerradas”, vincou, em declarações ao Correio do Minho.»

Correio do Minho - Notícias

Seminário internacional de Arquivos discute sigilo dos documentos

«A discussão sobre o sigilo de documentos secretos e ultrassecretos, que ganhou força a partir do projeto de lei da Câmara dos Deputados que trata do assunto, será um dos principais temas do 7º Seminário Internacional Arquivos de Tradição Ibérica, que começa hoje (27), no Rio. A proposta, já em tramitação no Senado, regulamenta e revê leis de acesso à informação no país.
O sigilo dos documentos deverá estar no centro da discussão durante o painel Acesso à informação e direitos humanos, marcado para sexta-feira (1º), último dia do evento. Devem participar do debate a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage.»

24/06/11

Foi encontrado em São Paulo (Brasil) documento com assinatura de D. Pedro II

Prestes a ir a leilão, um documento histórico de 1866 foi recuperado entregue ao Arquivo Nacional. O material, resgatado e levado ao acervo público pelo Ministério Público Federal em São Paulo, traz a assinatura do então imperador Dom Pedro II.
Trata-se de um despacho do imperador em 27 de junho de 1866, com assinatura também do ministro da guerra, barão de Uruguaiana (Angelo Moniz da Silva Ferraz). O papel pertencia ao Conselho Supremo Militar do Governo Imperial, que tinha funções administrativas e judiciais e foi extinto em 1893, sendo sucedido pelo Superior Tribunal Militar.

Notícia: Terramagazine.

09/06/11

Descrição Arquivística: Versão 3 das ODA I - versão para comentário públic...

A Direção Geral de Arquivos (DGARQ), no âmbito da revisão das Orientações para a Descrição Arquivística (ODA), que serão objeto da uma terceira edição, disponibiliza para comentários públicos e contributos uma versão draft disponível em:


03/06/11

Primeira enfermeira formada de Mato Grosso doa acervo pessoal para o Arquivo Público

Adelaide de Almeida Orro foi a primeira enfermeira formada de Mato Grosso (Brasil). Os seus 60 anos de experiência foram acumulados em anotações feitas pela própria, fotos da época de faculdade, do primeiro Hospital Geral do Estado. Paralelemante acumulou documentação como diplomas, certificados, carteiras de trabalho e até certidão de casamento que podem servir como material de estudo.
Esta enferemira decidiu doar todo seu acervo pessoal, referente à época que viveu em Mato Grosso como a primeira enfermeira formada, ao Arquivo Público de Mato Grosso.

Notícia completa em: O Documento.


Saiba mais sobre o Arquivo Público de Mato Grosso (Brasil) em: Portal do Estado de Mato Grosso.

«SIGA» para o Arquivo Municipal de Lisboa

«O Arquivo Municipal de Lisboa (AML) é um serviço complexo, com quatro núcleos diferentes, separados fisicamente, e com documentos que remontam ao século XIV. Tornar mais inteligente e mais fácil a gestão de todo este património municipal de forma a tornar o mesmo mais acessível ao público e aos próprios serviços camarários é um dos objectivos do projecto SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Arquivos)».

Notícia: iGOV Local

02/06/11

Arquivo Nacional Torre do Tombo promove visitas guiadas no Dia Internacional de Arquivos

A Direcção-Geral de Arquivos e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo promovem visitas guiadas no Dia Internacional de Arquivos, 9 de Junho, uma às 10h00 e outra às 15h00, cada uma duração de 1 hora e meia. As inscrições são gratuitas.

01/06/11

Rede de Bibliotecas do Concelho de Tavira

Na sequência da assinatura do Protocolo de Rede de Bibliotecas do Concelho de Tavira, foi criado uma página web da mesma rede de bibliotecas. Para explorar e divulgar:

http://bibliotecas.cm-tavira.pt/

Arquivo Regional da Madeira comemora Dia Internacional de Arquivos

O Arquivo Regional da Madeira celebra o Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra a 9 de Junho, com uma iniciativa subordinada ao tema “Arquivo e Actualidade”.
A iniciativa que decorrerá de 8 de Junho até 31 de Agosto de 2011, conta com várias acções, como a exposição "Delegação de Turismo da Madeira (1936-1979) - quatro décadas ao serviço do turismo madeirense", exibição de documentários antigos sobre a ilha da Madeira e ainda actividades de exploração da exposição.

Mais informações e programa em: Arquivo Regional da Madeira.

26/05/11

Encontro Nacional de 4L's

Nos dias 28 e 29 de Maio, realiza-se, no concelho de Tavira, o 19º Encontro Nacional de 4 L's, numa organização do Núcleo do Sul da 4 L Clube Portugal.

Os participantes serão recebidos, no dia 28, Sábado, a partir das 15 horas, no antigo campo da feira, em Tavira. Seguindo-se, pelas 19 horas, um passeio pela freguesia de Santa Luzia.

No dia 29, Domingo, pelas 09h30, voltam a concentrar-se no antigo campo da feira, onde partirão para um passeio pelo centro centro histórico da cidade, pela freguesia de Cabanas e pela praia do Barril, em Santa Luzia. Prevê-se que o encontro termine, pelas 15 horas.

Notícia: CMT.

24/05/11

Rede de Bibliotecas do Concelho de Tavira

A Câmara Municipal de Tavira e as Bibliotecas Escolares do concelho de Tavira irão celebrar o Protocolo de Rede de Bibliotecas do Concelho de Tavira. A cerimónia de assinatura terá lugar na Biblioteca Municipal de Tavira Álvaro de Campos, no dia 30 de Maio, pelas 16 horas.
Pretende-se com este Protocolo a cooperação, rentabilização e difusão dos recursos documentais e informativos.
Notícia e mais informações: site CMT.

Rede de Arquivos do Algarve

Rede de Arquivos do Algarve (imagem do site)
Já está acessível o site da Rede de Arquivos do Algarve: http://raalg.wikidot.com/inicio
Para conhecer melhor a actividade dos arquivos do Algarve!

Bolsas de estudo para formação em Arquivos – Espanha 2011

Bolsas de estudo para formação em Arquivos – Espanha 2011
Notícia: DGARQ.

Convocatória e regulamento em: http://www.mcu.es/ayudasSubvenciones/Cooperacion/ProfesionalesIberoamericanos2011.html

Exposição de fotografia em Portimão

Patente desde o passado dia 14 de Maio, na sala de exposições do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), encontra-se a exposição de fotografia "Mulher da minha vida". Esta mostra organizada pela Junta de Freguesia de Portimão, constitui uma homenagem às muitas mulheres que foram fundamentais nas vidas dos autores destas fotografias.

Horário:
Terça a sábado das 14h00 às 19h00 e em dias de espectáculo das 14h00 às 21h30



11/05/11

Um dia para perguntar ao arquivista sobre o seu trabalho: "Ask Archivists Day" - 9 de Junho

Um dia para perguntar ao arquivista sobre o seu trabalho: "Ask Archivists Day" - 9 de Junho

II Encontro de Arquivos do Algarve (20 e 21 de Maio de 2011)

Irá realizar-se nos dias 20 e 21 de Maio o II Encontro de Arquivos do Algarve, sob a temática “Sistemas de Gestão Integrada da Informação”, organizado pela Câmara Municipal de Portimão, contando, também, na comissão organizadora com o Arquivo Distrital de Faro, a Rede de Arquivos do Algarve e a Direcção Regional da Cultura do Algarve.

Mais informações:
site da Câmara Municipal de Portimão
Arquivo Distrital de Faro

3º aniversário do Museu de Portimão

O Museu de Portimão celebra o seu 3º aniversário com uma série de actividades,a  relaizar entre 14 e 18 de Maio como a apresentação pública da Peça do Mês e a inauguração da exposição "Arte Submersa", entre outras iniciativas.

No âmbito das comemorações do 3º aniversário e do Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao tema “Museu e Memória”, o Museu Municipal de Portimão pode ser visitado gratuitamente nos dias 16, 17 e 18 de Maio.

Seminário "Reabilitação Urbana - uma realidade no presente, um desfio para o futuro" - Conclusões

(imagem: site da CMT)

A Câmara Municipal de Tavira disponibiliza no seu site as conclusões do seminário “Reabilitação Urbana – Uma realidade no presente, um desafio para o futuro”, que se realizou no passado dia 9 de Maio, no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Algarve 21, com co-financiamento FEDER, onde o Município de Tavira, conjuntamente com outras três entidades, teve uma candidatura aprovada no regulamento específico “Política das cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”.

Documentos sobre antigas colónias portuguesas em exposição

O Arquivo Histórico Nacional de Angola organiza em Luanda até 30 de Maio uma mostra documental sobre as antigas colónicas portuguesas.

A exposição tem patentes documentos do séc. XVIII, relativos às relações de Angola e Brasil, do séc. XIX e XX, relativos a Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Timor.

Notícia: Angola Press.

Seminário “O Ambiente Digital Aberto: desafios e impactos”

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – Delegação Regional do Norte, em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e a Tecminho, convida todos os interessados a participar no Seminário “O Ambiente Digital Aberto: desafios e impactos”, a decorrer no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, nos próximos dias 23 e 24 de Maio.

Programa: http://ambientedigitalaberto.wordpress.com/programa/
Inscrições: http://ambientedigitalaberto.wordpress.com/inscricoes/

15/03/11

Arquivo de Albert Einstein vai ser disponibilizado online

«O arquivo de Albert Einstein será digitalizado e disponibilizado na Internet dentro de um ano, informou esta segunda-feira a Universidade Hebraica de Jerusalém».

Notícia: Diário Digital.

08/03/11

Maré de Contos 2011

Numa iniciativa da Associação Âncora Centro Comunitário, Associação Cultural Rock da Baixamar e a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos de Tavira e com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, irá realizar-se de 21 a 27 de Março a edição de 2011 de Maré de Contos.

Segundo a organização, «Os dois grandes objectivos deste encontro são, divulgar novas possibilidades na relação de prazer com a leitura, com as histórias, o contar e ouvir, e os princípios pedagógicos associados a estas práticas; bem como lançar um trabalho de recolha do património oral do concelho / região, dinamizando e valorizando a sobrevivência cultural. A esta, está intrinsecamente ligada, a auto-estima de uma comunidade e a sua possibilidade de afirmação».

Destaco o curso de escrita criativa "Meta-se nos copos. Pel sua escrita", dinamizado por Pedro Chagas Freitas, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Tavira, de 21 a 25 de Março, das 18h00 às 20h00

Para ver o programa clique aqui.

Vila do Bispo propõe viagem ao mundo da arte indiana

Vila do Bispo propõe viagem ao mundo da arte indiana

Casa Álvaro de Campos abre sede em Tavira

A sede da Casa Álvaro de Campos, em Tavira, vai ser inaugurada no próximo dia 12, pelas 17h00, na presença da especialista em Fernando Pessoa, Teresa Rita Lopes que irá proferir uma palestra.


03/03/11

Os Arquivos e as Escolas


A iniciativa decorreu em Fevereiro, mas além de uma boa notícia é uma excelente ideia para os Arquivos!

I República e Igreja no Algarve

I República e Igreja no Algarve

Incêndio destrói equipamentos e arquivo musical do grupo Tocá Rufar

A sede do grupo Tocá Rufar, no parque industrial do Seixal, foi destruída por um incêndio.
Perderam-se centenas de instrumentos tradicionais e um grande arquivo dos sons tradicionais portugueses.
O comentário de Mário João Santos, um dos fundadores do Tocá Rufar, à Antena 1: "É certo começar de novo".



Em TV2.RTP

06/02/11

Quanto tempo temos

Civilizados, dividimos o tempo de várias formas. Desde a Era, passando pelos séculos e décadas, até ao ano, mês e dia. Não satisfeitos, porque o tempo tinha de ser mais controlado para podermos medir a passagem nesta vida, ainda dividimos mais o tempo. Assim, criámos as horas, os minutos, os segundos e os milésimos de segundos. Criámos máquinas para contar e ler o tempo, mas o tempo continua a ser diferente para cada um de nós e em circunstâncias e experiências diferentes. Continuamos a perguntar "quanto tempo dura um minuto"?
Se estamos muito ocupados e com milhares de tarefas em mãos, ficamos com a sensação de que corremos atrás dos ponteiros do relógio e, quase sem darmos por isso, o dia passou. Se nada temos para nos ocupar, os segundos arrastam-se pesados, parecendo que os puxamos com uma corda, na ilusão de que assim andam mais depressa, embora sem efeito. Para uns, um minuto pode ser maior do que um milésimo de segundo, para outros pode ser igual a uma hora. O tempo futuro, deixa de o ser e o presente que achamos que controlamos, rapidamente chega ao passado. Achamos que a hora que passou não faz assim tanto parte do passado, mas passados dez anos já achamos que passou algum tempo.
Donos de tudo, ingenuamente achamos que controlamos o tempo. Nem que seja porque temos máquinas que nos ajudam a “ler” o tempo e a situar-nos no minuto que, de contrário, não saberíamos qual era. Apesar de tudo, continuamos a achar que o tempo nos escapa.
Muitas vezes questionamos o que fizemos com o tempo que tivemos. Teimamos em ter tempo de qualidade, nem que seja pela desculpa de que a evolução tecnológica avançou de tal forma que nos permite usufruir de mais tempo. Tempo livre para nos dedicarmos ao que achamos que é mais importante: a realização de actividades e o investimento nas relações humanas. Ainda assim, o tempo passa. Mesmo assim, quando paramos um pouco no tempo, perguntamos o que fizemos ao nosso tempo e quanto tempo temos.

Nota: aconselho a leitura do capítulo “O Papalagui não tem tempo” do livro “O Papalagui: comentários de Tuiávii, chefe da tribo Tiavéa nos mares do sul”, de Tuiavii,Erich Scheurmann

Enamorados



Watch more cool animation and creative cartoons at Aniboom

19/01/11

"Bibliotecas e Arquivos em Conferência"

A Delegação Regional do Sul da Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD Sul), organiza na Universidade do Algarve a iniciativa “Bibliotecas e Arquivos em Conferência”, dia 21 de Janeiro de 2011, às 10h30 .

Local: Faro – Universidade do Algarve - Campus de Gambelas


Participação gratuita mediante inscrição.


Para ver o programa clique aqui.



Notícia:
http://www.apbad.pt/Quemsomos_Del_Sul.htm#Conferencia

Exposição "Cidade e Mundos Rurais"

Conferência sobre António Aleixo no Arquivo Municipal de Loulé

O Arquivo Municipal de Loulé organiza no dia 29 de Janeiro, ás 15h00, a conferência "António Aleixo: traços biográficos e evocações", apresentada por João Romero Chagas Aleixo.

Durante a conferência será ainda apresentado pelo Professor Romero Magalhães, um novo caderno do Arquivo com o título "Ensaios Aleixianos".

Notícia: Região Sul.

13/01/11

"Scriptorium Medieval" no Arquivo Municipal de Loulé

O Arquivo Municipal de Loulé acolhe a exposição "Scriptorium Medieval", uma exposição que pretende representar um centro de manuscritos, de um qualquer mosteiro ou catedral, da Idade Média, no Ocidente Europeu.
Patente de 17 de Janeiro a 15 Julho, esta exposição permitirá ao público admirar o mobiliário, os instrumentos, os materiais e os utensílios indispensáveis à tarefa complexa e exigente de reproduzir um saltério, uma bíblia, um missal ou outro livro litúrgico.
A entrada é livre.

02/01/11

Acesso a dados pessoais

«Os Estados Unidos (EUA) querem ter acesso a bases de dados biométricas e biográficas dos portugueses que constam no Arquivo de Identificação Civil e Criminal. O FBI, com a justificação da luta contra o terrorismo, quer também aceder à ainda limitada base de dados de ADN de Portugal. O acordo com o Governo português está feito e só falta ser ratificado na Assembleia da República. No entanto, este mês vai sair um parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) que alerta para os problemas que constam no texto do acordo bilateral».

À falta da autorização de acesso a dados de cidadãos europeus por parte da Comissão Europeia, que ainda não foi concedida devido a problemas relacionados com a protecção de dados, os EUA contornam a situação realizando acordos bilaterais com os países.

Em nome da luta contra o terrorismo, será legítimo "contornar" desta forma a questão de acesso aos dados dos portugueses e dos cidadãos da Europa, quando nem a própria Comissão Europeia esclareceu ainda os problemas que se prendem com a protecção de dados?


Notícia: Diário de Notícias online.

Regulamento de gestão dos arquivos paroquiais da Diocese de Setúbal

A diocese de Setúbal vai ter, a partir de 1 de Janeiro de 2011, um novo regulamento para a conservação e segurança dos arquivos paroquiais, por indicação do bispo local.
Num longo documento com cinco artigos divididos em vários pontos, o bispo de Setúbal determina, entre outras regras, que “o pároco não pode, por sua iniciativa, desfazer-se ou alienar espécies documentais inventariadas”.
O regulamento da Diocese de Setúbal determina que os mesmos estejam em “local adequado, quanto a condições físicas de limpeza, temperatura, humidade e segurança” e que o acesso ao arquivo seja “reservado ao pároco e colaboradores designados”.
Estas normas, publicadas no semanário da Diocese, Notícias de Setúbal, serão avaliadas dentro de três anos.
O arquivo paroquial é constituído por livros de registos, inventários de arte sacra e outros bens móveis e imóveis da paróquia, escrituras e registos de propriedade dos bens da fábrica da igreja (móveis e imóveis), actas, relatórios, livros e documentos relativos à administração económica da paróquia e outros documentos “considerados úteis”.
Notícia em: Agência Ecclesia.