05/03/09

Aconteceu o impensável...

Na passada 3ª feira, dia 3 de Março de 2009, aconteceu o impensável: o Arquivo Histórico de Colónia, Alemanha, ruiu.

Mais grave que a perda do património cultural e histórico, são as perdas humanas, pois estão ainda por apurar o número de desaparecido ou de mortes (o número varia em cada notícia).



Os empregados do arquivo e as pessoas que estavam a consultar documentos conseguiram salvar-se porque ouviram um ruído que anunciava o desmoronamento e fugiram para a rua.



O desmoronamento do edifício ter-se-á devido às obras de ampliação da linha do metro de Colónia. Alguns funcionários do arquivo disseram ter alertado há semanas para o aparecimento de fendas.



O Arquivo Histórico de Colónia continha documentos com mais de mil anos de História e recentemente tinha recebido o legado completo do Prémio Nobel da Literatura de 1972, Heinrich Boll. A "memória" da cidade renana - como era conhecido o edifício de la Severinstrasse - continha 65 mil actas, a mais antiga do ano 922, 104.00 mapas e planos, 50 mil cartazes e cerca de meio milhão de fotografias. Tinha ainda 780 legados e colecções, designadamente o de Boll, comprado pela cidade de Colónia à família do escritor o mês passado. O legado de Boll continha 6.400 manuscritos, além de cartas e documentos.

Foi noticiado um pouco por todo o lado:

1 comentário:

Anónimo disse...

É sem dúvida uma grande tragédia. O colapso de um edifício é sempre um grande drama, uma vez que se podem perder vidas humanas, neste caso ainda é pior, pois além de se perderem vidas humanas, perdem-se documentos únicos, que constituem a memória de uma cidade.
Fico doente só de pensar se isso acontece noutros arquivos...
334