06/01/09

Arquivo de Ernest Hemingway


«Cuba abriu o acesso electrónico a milhares de documentos pertencentes a Ernest Hemingway, que escreveu muitos dos seus mais famosos livros naquela ilha das Caraíbas».

O espólio que estava armazenado no sótão da casa onde Hemingway viveu, inclui fotografias, cartas e manuscritos, além do epílogo, nunca publicado, do romance "For Whom the Bell Tolls".
De acordo com Ada Rosa Alfonso, directora do Museu Ernest Hemingway em Havana, este arquivo é constituído por 3,194 páginas de documentos, mais 2 mil de documentos, alguns já digitalizados e inclui também mensagens codificadas que Hemingway terá enviado quando, no seu iate, procurava submarinos alemães.
in
SIC Notícias online

No site BBC Mundo.com é divulgado que para aceder a estes documentos os investigadores deverão solicitar formalmente autorização ao Conselho Nacional Cubano do Património Cultural. No entanto, passarão a estar disponíveis na Colecção Hemingway da Biblioteca Presidencial John F. Kennedy em Boston, nos Estados Unidos.

2 comentários:

Clara disse...

É fantástico! Ainda há quem diga que os cubanos não t~em acesso a nada, o que é certo é que, em muitos aspectos, Cuba vai à frente.
O blog está a evoluir, Isabel, estamos com energia!

Anónimo disse...

Deve ser extremamente interessante ter acesso à documentação de Hemingway, via Cuba. Quem disse que em Cuba não se passa nada?
334