29/06/08

Tavira - vestígios de um outro coreto?

In José Manuel da Silva PASSOS, "O Bilhete Postal Ilustrado" (...), 1995, p.149

Com a autorização do próprio, divulgo aqui uma descoberta interessante feita por Marco Lopes, técnico de História da Câmara Municipal de Tavira (CMT), divulgada na Agenda Municipal desta autarquia, na edição de Junho, acessível também através do site da C.M.T.
Pesquisas feitas no Arquivo Municipal de Tavira revelaram indícios da existência de um outro coreto em Tavira, de acordo com informações contidas num documento aí encontrado (no artigo não é indicada a referência arquivística). Esta é uma fonte que convida à descoberta sobre o que realmente terá acontecido.
Ao que indica Marco Lopes, nesse documento é referida a devolução à CMT de uma quantia, no valor de doze mil réis, pelo Batalhão de Caçadores nº 4, que tinha sido ofertada pelo município para a construção de um coreto na Praça da Constituição. A devolução da verba deveu-se ao facto de a verba ter sido obtida través do patrocínio benemérito de particulares. Nesse documento é dado conta da notícia da construção desse coreto em Novembro de 1882.
Mais pesquisas poderão levar a mais respostas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Era engraçado se realmente houvesse mais um coreto. São muito interessantes este tipo de notícias sobre a história local de Tavira!
334