20/06/08

"Archivo Rojo"


Designado por "Arquivo Vermelho", encontra-se disponível, através do site do Ministério da Cultura de Espanha, um arquivo composto por mais de 3 mil imagens, essencialmente de bombardeamentos sobre Madrid, em 1936.
Apesar de não ser conhecida a autoria da maioria das imagens, nem as informações que possam esclarecer o seu contexto, a divulgação destas fotografias vai permitir tentar elucidar detalhes de um dos episódios mais traumáticos da história do país: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Com o objectivo de que dos sobreviventes ou descendentes, ajudem a completar informações que desapareceram dos arquivos, no site foi criada ao lado de cada imagem a opção “proporcionar informação”, que pode ser inserida directamente no site.
Ver algumas imagens, através da BBC Brasil:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/pop/080619_fotosespanha_pop.shtml

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse arquivo deve ser um verdadeiro espectáculo, principalmente para os estudiosos da Guerra Civil Espanhola, e também para os interessados em geral pela História europeia, uma vez que as consequências da Guerra Civil Espanhola, repercutiram-se por muitos países europeus.
334