05/06/08

Nevou em Tavira em 1954


Neve no Jardim Público (imagem recolhida do site Meteo.pt, sem indicação do nome do fotógrafo)

Por um mero acaso deparei com um site sobre o tempo - Meteo.pt . Aí vejo a mensagem de "Vince" (nickname), onde, a respeito de neve em cotas baixas, transcreve textos do blogue Lembrar Tavira sobre a neve que caiu em Tavira no ano de 1945.
Atrevo-me a deixar aqui o excerto a respeito da notícia assinalada no jornal da época "Povo Algarvio" (na página do Arquivo Municipal de Tavira pode-se aceder a um ficheiro pdf que contém alguma informação sobre este jornal, na zona do Guia de Fundos, com o título "Espólio da Família de Manuel Vírginio Pires 1923-1982"):
«A queda de neve em Tavira, em 2 de Fevereiro de 1954, foi notícia do «Povo Algarvio», à data, o único jornal tavirense. Em relação ao nevão, o referido semanário, na edição de dia 7, escrevia, sob o título ”No Algarve – caiu neve”: “No passado dia 2, dia de Santa Maria, caiu neve intensamente durante algumas horas sobre esta região.A cidade de Tavira ficou coberta de neve, o que lhe dava um aspecto surpreendente. Fenómeno jamais visto nestas paragens, onde o sol acaricia e doira os frutos. De entre os tavirenses vivos nenhum tinha assistido ainda a um espectáculo desta natureza. Na manhã de 3, o povo subiu às diversas colinas da cidade para apreciar o panorama da neve que a cobria toda, bem como os campos vizinhos e a Serra de Santa Maria. Um frio glacial tem-se feito sentir desde que começou o degelo. Muitos telhados e locais há, onde, à hora do nosso jornal entrar na máquina, ainda existia neve. Muito embora o seu aspecto seja belo, as baixas temperaturas têm incomodado os algarvios, pouco habituados a elas. A floração das amendoeiras ainda não atingiu o ponto culminante, talvez por influência do frio extraordinário”.
Na edição da semana seguinte, para que os tavirenses ausentes fizessem ideia do que foi o nevão que caiu na cidade no dia 2, o mesmo jornal publicava duas vistas da cidade com neve e bonecos de neve que a rapaziada fez (instantâneos colhidos na manhã de dia 3). Isto comprova que houve pontos da cidade onde a camada de neve foi bastante espessa.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Espectáculo! Neve em Tavira! Gostava imenso que nevasse em Tavira no próximo Inverno. Assim todos teríamos contacto com a neve. O mais parecido com neve que vi em Tavira, foi a queda de granizo tão intenso que as ruas ficaram brancas, cobertas de gelo. 334