27/10/07

Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz


O Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz abriu na segunda-feira (22/10/2007) ao público, conforme notícia de 25/10/2007 do site da Câmara de Reguengos de Monsaraz (http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/press/n149.html).

É mais um espaço aberto à investigação da História Local, para o qual é fundamental o papel de muitos arquivos locais, sejam públicos ou privados, quer tenham sido fincanciados pela Direcção Geral de Arquivos (ex-IANTT) quer tenham sido reabilitados somente em resultado da preocupação local na preservação das memórias locais.
Muita da História do nosso País passa pela História Local.

Vaticano divulga seu arquivo sobre os Templários

O Vaticano divulgou nesta quinta-feira o livro "Hearing Against the Knights Templar", sobre a Ordem dos Templários (os 799 exemplares para colecionadores estarão à venda pelo preço unitário de 5.900 euros).
Os documentos do Vaticano conhecidos como Arquivo Secreto foram proibidos ao público a partir do século 17, mas agora estão abertos aos historiadores.

Ver notícia no link: http://afp.google.com/article/ALeqM5g8PM6RgfEEh9BpWciW-kMWiKZmdw

A mudança da hora e a nossa saúde

A mudança da hora afinal pode afectar a nossa saúde, conforme podemos ler num artigo do jornal on-line Expresso. Para os curiosos deixo aqui o link:

18/10/07

Insónias


Vira para um lado, vira para o outro... volta a virar... tic, tac, tic, tac... Basta um leve som, mesmo o simples facto de virar de posição na cama e lá estou a encarar os segundos que se arrastam até conseguir voltar a dormir. E quando consigo, o despertador estraga a festa do descanso dos meus neurónios e aí não tenho outro remédio senão aceitar o novo dia que sei que será fatigante.

O que me aborrece não é acordar cedo, é o facto de não conseguir dormir bem. Acordar cedo semrpe foi algo que gostei muito, pois não há nada melhor que sentir as emoções do ínício do dia, seja em que altura do ano for... mas é sempre melhor quando não tenho a visita das insónias!

Nota: e o meu último café, por norma, é o do almoço.

Olhar para cima também é uma pausa

Sentamo-nos a tomar um café e, enquanto apreciamos esse momento, deitamos sempre um olhar à nossa volta.

Em Tavira, há sempre algo que atrai a nossa atenção, em particular quando o café é tomado numa esplanada ou mesmo em pé ao balcão a olhar através da janela para a vida que corre... mas ninguém olha para cima.

Ultimamente, nos meus circuitos laborais em que tenho de ir à "casa-mãe" confirmar numa máquina que estou presente para mais um dia de "jornada", faço muitas vezes o circuito pela velha ponte (dita romana) e quando olho para cima apercebo-me que Tavira não é só o Rio Gilão... as gaivotas a voar junto aos telhados acabaram por fazer com que o meu olhar passasse a cair sobre os detalhes das casas resisitentes ao tempo.

São bolas, chaminés, rendilhados no topo dos edifícios, grades das janelas com detalhes de ferro trabalho quando ainda tudo era feito à mão... uns mais simples, outros mais ricos, mas se olharmos com atenção aprecebemo-nos que olhar para cima para também é uma pausa.


Nota: fotografia de Um café - pormenor do topo do edifício do Arquivo Municipal, mais conhecido por "Casa Cabreira", junto á ponte velha.

09/10/07

Novo jardim em Tavira

O Região Sul Digital publicou uma notícia sobre as obras lançadas a 5 de Outubro em Tavira http://www.regiaosul.pt/noticia.php?refnoticia=77612. O que quero destacar é a notícia do lançamento da empreitada do "Jardim de Água" na R. do Óculo.
Será que é desta que posso ter esperanças em ver e ter o prazer de frequentar um jardim em Tavira com as sombras bem pensadas e orientadas de forma a oferecer às pessoas agradáveis e frescas tardes de Verão, onde possamos estar também com os filhos, com espaços adaptados a várias funcionalidades e com equipamentos infantis adequados às idades das crianças (onde é que em Tavira andam os baloiços adequados e só para bébés - sim, daqueles onde o bébé fica sentado e não cai para os papás poderem balouçá-los?!).
Será que é desta que não tenho de perder tempo e gasolina durante o Verão à procura de um local com sombra onde possa estar com a minha filha?
Caso contrário, façam primeiro uma visita ao jardim da Parede (Cascais) e ao Parque dos Poetas (Oeiras) para verem que é possível. E o exemplo do Jardim da Parede é a prova de que não é preciso um projecto megalómano para criar um espaço de lazer, ajardinado, para todas as idades e com segurança.