26/04/09

O desemprego e as bibliotecas

Em 1998 na Biblioteca Municipal do Seixal estranhei o facto desta estar sempre cheia ao Sábado. A explicação que me deram foi que tal acontecia porque o Seixal era um concelho com muito desemprego.

Assim, a notícia da edição do Expresso online de 25 de Abril não é um facto assim tão inédito. Talvez seja poucas vezes lembrado.

O Expresso noticia que nas bibliotecas públicas de Nova Iorque são visíveis muitos utilizadores de fato e gravata, sendo o motivo é a crise. Uma boa parte dos novos frequentadores são pessoas que ficaram subitamente desempregadas. Lugar tranquilo e seguro, a biblioteca proporciona um conjunto de facilidades, como o acesso livre à Internet, absolutamente essenciais nesta altura.

Acrescento que além da Internet, o acesso gratuito a jornais para procura de anúncios de emprego é outro factor que levará também no nosso país muitas pessoas às bibliotecas públicas. Além disso, as actividades gratuitas que estes espaços disponibilizam poderão ser também um factor decisivo na opção por uma biblioteca pública.

A notícia refere ainda que outro sinal visível da crise é o facto de haver muitas crianças a ocupar os computadores com jogos online (onde é que já ouvi isto?), causando reclamações por parte do adultos. Tal deve-se ao facto de muitas destas crianças já não terem Internet em casa. Além do corte nesta despesa, outra despesa cancelada foi a aquisição de livros, sendo agora as bibliotecas públicas o lugar de eleição para manter bons hábitos de leitura.

Creio que será este o panorama um pouco por todo o mundo. Afinal, o investimento que os autarcas e o Governo fez nas bibliotecas públicas têm agora outra visibilidade e utilidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto de saber que o sítio onde eu trabalho, é cada vez mais útil para a comunidade que sirvo.
334