31/01/09

Arquivo Municipal de Vila do Bispo

O Arquivo Municipal de Vila do Bispo (Algarve) foi inaugurado este Sábado (31 de Janeiro). Instalado num antigo armazém municipal, que foi adaptado, este Arquivo dispõe agora de uma sala de trabalho e classificação de documentos e outra destinada à limpeza do espólio. Inclui ainda uma zona de Depósito de Documentação, cuja área ultrapassa os 100 m2, serviços administrativos e técnicos, recepção e sala de leitura, esta última com mais de 45 m2.

O Arquivo Municipal de Vila do Bispo fica no Largo de São Vicente e o investimento, que rondou os 190 mil euros, foi comparticipado em 50 por cento pela Direcção Geral de Arquivos (ex-Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo), no âmbito do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM).

AIA nas Bibliotecas

A Biblioteca Municipal de Ribeira Grande criou um atelier para os mais novos explorarem livros e participarem em actividades relacionadas com a Astronomia, aliando assim a proximidade do tradicional “Cantar às Estrelas” ao facto de 2009 ter sido instituído o Ano Internacional da Astronomia.

Notícia: Açorirano Oriental Online.

Remodelação da Biblioteca Municipal de Beja

A sala da Biblioteca Municipal José Saramago destinada à leitura de jornais e revistas está a ser remodelada e ampliada.




De acordo com a notícia do site da Rádio Pax, está a ser instalado “novo mobiliário para equipar o remodelado local de leitura de jornais e revistas, oferecendo assim maiores níveis de conforto aos seus utilizadores”.


A nova sala de leitura vai ocupar o espaço dedicado aos audiovisuais e o número de lugares sentados passa de 14 para 28. Até ao fim da remodelação, o serviço de leitura está provisoriamente instalado na cafetaria da Biblioteca Municipal de Beja.

24/01/09

Os Arquivos e a ameaça das cheias

Será que não aprendemos nada para evitar notícias como esta?

A notícia seguinte, infelizmente, é realidade ocasional nalguns arquivos e ameaça constante noutros:

Fortes chuvas atingiram Ibiraçu, no Brasil, no início do mês de Janeiro, provocando grandes perdas para a população e para a história do município, afectando também o arquivo jurídico e histórico municipal.

Com apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e do Poder Judiciário, uma equipa tem vindo a trabalhar para preservar o que foi recuperado.

Os documentos foram instalados nas arquibancadas do ginásio polidesportivo da cidade, para serem recuperados através da técnica de ventilação, em que ventiladores são usados para a secagem da humidade.

Notícia: Gazeta online.

Um video de Londres na década de 20 do século XX

Uma suegstão de "A terra é pouca", que quero partilhar neste blogue:

20/01/09

Igreja de S. Francisco em Tavira

Hoje tive o privilégio de visitar a Igreja de S. Francisco, em Tavira.

Não pretendo minimizar a importância e beleza de outras Igrejas de Tavira, mas fiquei cativada pela beleza tão característica, com duas cúpulas, sendo uma delas de uma beleza extraordinária.

Lamento o estado de conservação em que se encontra, afectando também a documentação aí existente e pertencente à Ordem Terceira de S. Francisco.

Louvo os esforços evidenciados para preservar o que resta.

Para quem duvida, o melhor é visitar a Igreja e ver com olhos de ver... enquanto houver património para ver.

Depois de uma visita, apercebemos que a sua preservação justifica-se não só porque é uma Igreja belíssima, mas também porque faz parte da História e património de Tavira.

Passeios temáticos em Tavira


No âmbito da exposição “Tavira: Patrimónios do Mar”, decorre no próximo domingo, dia 25, um passeio subordinado ao tema “A Carta Parietal de Sande Vasconcelos e o Território”.


A iniciativa é gratuita, tem a duração de cerca duas horas e meia e um número máximo de 17 participantes, sob a orientação do geógrafo Alberto Corvo. A partida é no Terminal Rodoviário pelas 15 horas. As inscrições devem ser feitas através do edu.museus@cm-tavira.pt ou dos telefones 281 320 500 (ext. 324) e 281 322 888


Notícia: Região Sul

18/01/09

História da imigração no Brasil

História da imigração no Brasil divulgada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, com o objectivo de resgatar a história da imigração no estado de São Paulo, através da preservação, organização e disponibilização ao público da documentação dos Núcleos Coloniais
Os Núcleos Coloniais foram estabelecidos no final do século XIX e início do século XX no âmbito da política de incentivo à imigração de europeus para o Brasil. A implantação destes Núcleos ocorreu em diversos locais do estado, como Campinas, São Bernardo do Campo, Guaratinguetá, Ibitinga, Iguape, Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto, entre outros. Foram estabelecidos em terras do estado e loteados entre os imigrantes. A principal actividade era a agricultura para a produção de alimentos, que eram vendidos para os mercados locais. Ao contrário de outras regiões do país, os núcleos coloniais paulistas não tinham o objectivo de povoar a região, mas sim de obter mão-de-obra complementar às grandes fazendas.


O projecto prevê a criação de uma página na internet sobre a imigração em São Paulo, mas a primeira etapa deste trabalho é o projecto Presença do imigrante na memória nacional: preservação e divulgação do conjunto documental dos Núcleos Coloniais da Região de Campinas (1886-1922).


Este projecto inclui a higienização, restauro, microfilmagem e divulgação de aproximadamente 40 mil páginas de documentação e tem a duração prevista de um ano



Pausa para "Trocar Contos" na Biblioteca Municipal de Tavira

A partir do próximo dia 19 de Janeiro, Helena Tapadinhas vai “Trocar contos”, com jovens e seniores, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos:

“Trocar Contos e outros Cantos” - é um projecto para os mais velhos, no qual se pretende gerar um ambiente de tertúlia, em torno da narração oral enquanto património cultural local. Serão temas de discussão as tradições e datas religiosas e festivas locais.

“Trocar Contos por Miúdos” - para os mais jovens: a partir da narração oral de lendas, contos, romances, trava-línguas e orações, recolhidos pelos participantes junto dos seus familiares, e através de pesquisa na biblioteca, preparar-se-á uma sessão colectiva de conto para apresentar à comunidade. Para além disso, pretende-se trabalhar a criação poética, através da utilização de jogos criativos de linguagem e técnicas expressivas de criatividade.

Quinzenalmente e tem o seguinte horário:
seniores das 15h00 às 16h00,
jovens das 17h00 às 18h00.

Notícia em: Jornal do Algarve

13/01/09

Doações feitas ao Arquivo Municipal do Barreiro

Os arquivos municipais não servem só para preservar e divulgar documentação das instituições a que pertencem, normalmente e por definição, as autarquias. Têm também como função a recolha, tratamento, preservação e divulgação de fundos documentais de entidades colectivas ou individuais que tenham feito parte da história do concelho em que se inserem.

É neste contexto que se enquadra a notícia do Jornal do Barreiro:

(Fotografia: Jornal do Barreiro)
«A 22 de Dezembro de 2008, o Município do Barreiro recebeu duas doações de espólios, um deles doado por Orlando Marques Santos, composto por 10 revistas «Informação Interna – CUF», do ano de 1963, e outro doado por Manuel Chaves Azambujo, composto por 247 fotografias, a preto e branco, de trabalhos efectuados pela Divisão de Metalo-Mecânica da Companhia União Fabril, entre 1960 e 1976».

12/01/09

Humor na Ciência

Ciência e Astronomia nunca foram o meu forte, mas como qualquer pessoa gosto de descobrir o porquê das coisas e desvendar algumas curiosidades (nota: acho que os arquivistas têm sempre algum nível de curiosidade, misturado com alguma ou excessiva organização).

Por ser Ano Internacional da Astronomia, decidi "navegar" pela internet e tentar encontrar blogues e sites interessantes ou que transmitam em linguagem acessível o porquê das coisas.


Um blogue que captou a minha atenção, embora nem sempre os meus parcos conhecimentos científicos permitam percepcionar todo o Humor na Ciência.


Página web de blogs de arquivos


A página web http://www.archivistica.net/ tem muito para descobrir. Com ligação ao blogue do mesmo nome (Archivistica.net) de María José Aldaz.


Sugiro as seguintes páginas:

- "Blogs para archiveros" - uma página com ligações a alguns blogues sobre e/ou de arquivistas;

- Software livre para sistemas de informação - contém uma lista de programas com diversas aplicações, desde a descrição arquivística à gestão de conteúdos.

Arquivos secretos sobre o 11 de Setembro

As notícias em G1-Globo e no Arquivo Nacional dos EUA:
No dia 14 de Janeiro os EUA abriram ao público arquivos secretos sobre o atentado de 11 de Setembro de 2001. Pretende-se recolher toda a informação possível sobre os atentados e propor medidas para evitar actos semelhantes no futuro.

Não será muito cedo?

11/01/09

Blogue "Os Arquivos Municipais e as Novas Tecnologias"

O blogue "Os Arquivos Municipais e as Novas Tecnologias" foi criado no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas e pretende ser um espaço de discussão sobre o tema.

Numa altura em que há arquivos que colaboram directa ou indirectamente com a introdução de arquivos electrónicos nas organizações em que se inserem, este blogue será certamente um espaço a visitar por muitos arquivistas.

Olha para o Universo - 2

Confesso que não percebo nada de astronomia, mas não fiquei indiferente ao ver o video de apresentação do Ano Internacional da Astronomia. Será que com tantas iniciativas, poderei finalmente saber responder à minha filhota porque é que se vê a lua durante o dia?



E espero vir a descobrir que os arquivos também têm o seu papel na preservação da informação sobre o Universo...pelo menos alguns links para arquivos sobre ciência.

08/01/09

Archiveros sin Fronteras



Archiveros sin Fronteras é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Barcelona (Espanha), constituída por voluntários que colaboram no desenvolvimento de projectos de cooperação e solidariedade no âmbito da arquivística e do património documental.
Durante o Congresso Internacional dos Arquivos, em Kuala Lumpur, em Julho de 2008, organizado pelo Conselho Internacional de Arquivos, a Vice-Presidente desta organização, Fina Solà, foi entrevistada.
Para ler a entrevista aceda ao site do Conselho Internacional de Arquivos.

Pausa para um café com humor

Já foi visto e ouvido muitas vezes... mas aqui fica mais uma vez:

Os Contemporâneos - Salvem os ricos:

Conferência sobre suportes de escrita no Arquivo Municipal de Loulé


Maria José Azevedo Santos da Universidade de Coimbra vai estar no Arquivo Municipal de Loulé, no próximo dia 17 de Janeiro, pelas 15 horas, para falar sobre “Os Suportes de Escrita”, em mais uma conferência realizada por este espaço cultural. Nesta iniciativa serão abordadas questões relativas aos suportes e as condições materiais de escrever. Serão abordados as características dos vários suportes e a sua relação com a escrita e os escritos.

Coincidindo com esta conferência, vai estar patente ao público entre 17 de Janeiro e até final de Fevereiro, a exposição "Documentos Raros e Curiosos do Arquivo Municipal de Loulé". A mostra visa mostrar um conjunto curioso de documentos que fazem parte do espólio do Arquivo Municipal de Loulé.





in Região Sul online e site da Câmara Municipal de Loulé.

07/01/09

Scriptorium Móvel - na Biblioteca Municipal de Tavira

Eis uma actividade que deve ser muito interessante para miúdos e graúdos:

SCRIPTORIUM MÓVEL - Com João Lizardo
De 12 a 17 de Janeiro (2 sessões por dia, manhã e tarde)
Hora: A defenir. Duração: Entre 60 e 90 minutos
N.º Participantes: 25 por sessão
Público-alvo: Grupos dos 5 aos 12 anos
No auditório da Biblioteca Municipal de Tavira

Com marcação prévia

Scriptorium Móvel é um projecto para a promoção do livro e da leitura. São gabinetes para manufactura de livros em formato de jogo que permite a realização de um conjunto de oficinas de criação de livros a partir da visita a doze gabinetes temáticos. No interior de cada gabinete, e
através de diferentes técnicas e de estímulos visuais, os participantes constroem os componentes fundamentais de uma história (personagens, animais, paisagens, locais, acontecimentos) que, posteriormente, organizam e montam na criação de um livro novo e único.

in "Agenda Municipal de Tavira", Janeiro de 2009

06/01/09

Arquivo de Ernest Hemingway


«Cuba abriu o acesso electrónico a milhares de documentos pertencentes a Ernest Hemingway, que escreveu muitos dos seus mais famosos livros naquela ilha das Caraíbas».

O espólio que estava armazenado no sótão da casa onde Hemingway viveu, inclui fotografias, cartas e manuscritos, além do epílogo, nunca publicado, do romance "For Whom the Bell Tolls".
De acordo com Ada Rosa Alfonso, directora do Museu Ernest Hemingway em Havana, este arquivo é constituído por 3,194 páginas de documentos, mais 2 mil de documentos, alguns já digitalizados e inclui também mensagens codificadas que Hemingway terá enviado quando, no seu iate, procurava submarinos alemães.
in
SIC Notícias online

No site BBC Mundo.com é divulgado que para aceder a estes documentos os investigadores deverão solicitar formalmente autorização ao Conselho Nacional Cubano do Património Cultural. No entanto, passarão a estar disponíveis na Colecção Hemingway da Biblioteca Presidencial John F. Kennedy em Boston, nos Estados Unidos.

05/01/09

Desde Cuba

Um blogue a acompanhar: Geração Y. Da autora, Yoani Sánchez , transcrevo:


«Geração Y é um Blog inspirado por pessoas como eu, com nomes que começam ou contem um ípsilon. Nascidos em Cuba, nos anos 70s e 80s, marcados pelas escolas da paisagem rural, bonequinhos russos, emigração ilegal e frustração. Por isso, convidamos especialmente Yanisleidi, Yoandri, Yusimí, Yuniesky e outros que arrastam os seus ípsilons, para ler e escrever para mim».

Descoberto na edição nº 826 (edição em papel), de 30 de Dezembro de 2008 da revista Visão, na reportagem "Cuba: A oposição no feminino".

Olha para o Universo

2009 é o Ano Internacional da Astronomia e embora seja ignorante nesta área, não posso deixar de assinalar aqui o evento e o lema bem apelativo: "Descobre o teu Universo".

Para assinalar este ano internacional o site do AIA, onde podem encontrar todas as informações sobre as diferentes actividades já a decorrer e em preparação no nosso país para celebrar este evento de dimensão planetária: http://www.astronomia2009.org/

Aproveito para relembrar o blogue "Pouca é a Terra" - um local onde podemos descobrir e ficar a conhecer um pouco mais do Universo.

Nas pesquisas que fiz sobre o AIA deparei com outro blogue que parece-me interessante, embora ainda não o tenha explorado:
http://cienciasnoquotidiano.blogspot.com/

04/01/09

A segurança dos Arquivos - o assalto ao Arquivo de Identificação de Lisboa

A notícia dada pelo Correio da Manhã online (edição de hoje, 4 de Janeiro de 2009) é preocupante:

«O Arquivo de Identificação de Lisboa, instalado na Direcção-Geral dos Registos e do Notariado, na praça Francisco Sá Carneiro (vulgo praça do Areeiro), foi assaltado na noite da passagem de ano. Desconhecidos entraram por uma janela do primeiro andar – partindo um vidro – e, segundo garantiu ao CM um funcionário, roubaram centenas de bilhetes de identidade. No local está o ficheiro central da identificação civil, com dados pessoais de milhões de portugueses».

Assinalo a negro a frase que deveria servir para a mudança de atitude das instituições quanto à segurança física das instalações dos arquivos portugueses.
A segurança física das instalações dos arquivos deveria ser encarada como um investimento e nao uma despesa.
(Imagem: notícia do CM)