06/07/08

Um exemplo da actuação dos Arquivos


Por Protocolo celebrado celebrado a 2 de Julho, entre a Câmara Municipal do Barreiro e o Jardim de Infância D. Pedro V, o acervo documental deste jardim de infância será objecto de tratamento e conservação por parte de técnicos do Gabinete de Arquivo e Gestão Documental da Câmara Municipal do Barreiro.


O acordo abrange o levantamento e inventariação de toda a documentação escrita com relevância histórica e interesse municipal, depositada no Jardim-de-Infância fundado em 1855.As duas entidades propõem-se a trabalhar em conjunto, desenvolvendo acções necessárias à preservação, tratamento e disponibilização/divulgação desse conhecimento. Os resultados do trabalho serão depois editados num Guia Documental.


A notícia, divulgada no Rostos On-line e no site do Jardim de Infância D. Pedro V, é um exemplo das muitas formas de intervenção dos Arquivos na preservação e divulgação do património local. Apesar de muitos arquivos debaterem-se com problemas de recursos humanos, o esforço conjunto de duas instituições é sempre benéfico, mesmo que seja a longo prazo, uma vez que o tratamento documental leva o seu tempo.

1 comentário:

Anónimo disse...

A união de dois serviços distintos para a realização de um objectivo comum é bem pensada, se de ambos os serviços houver pessoal qualificado e disponível para a realização da tarefa. Senão for assim cada um passa a "batata quente" para o outro e ninguém faz nada. 334