17/07/08

Pausa para... Moinhos de Maré do Ocidente Europeu


Há uma exposição que tem estado a dar a volta à Europa, inserida no Programa Cultura 2000, apoiado pela Comissão Europeia: "Moinhos de Maré no Ocidente Europeu"


Com o objectivo de promover a conservação e valorização de moinhos de maré enquanto elementos patrimoniais comuns ao litoral atlântico europeu, esta exposição congrega diversos investigadores e instituições de diversos países.
Os primeiros moinhos de maré datam do século VII d.C. e difundiram-se pela Europa ao longo da Idade Média. Ao todo, no litoral Europeu conhecem-se cerca de um milhar de moinhos de maré com diferentes tipologias: moinhos de roda vertical, moinhos de roda horizontal (rodete) ou moinhos de roda horizontal (rodízio).
Para uma ideia do número de moinhos de maré existentes em Portugal e sua localização, deixo aqui uma imagem retirada do site:


Aproveito e deixo o apelo para visitarem o site http://www.moinhosdemare-europa.org/ pois além de dinâmico é muito esclarecedor, em particular para quem não pode ver a exposição.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta exposição deve ser sem dúvida muito interessante. Se, por acaso, vier parar ao Algarve de valer a pena ir vê-la! 3!3!41