15/05/08

Projecto de recuperação e organização de acervos documentais

Lamentavelmente só agora descobri que até 28 de Maio a Fundação Calouste Gulbenkian tem abertas as candidaturas de apoio a projectos de recuperação, tratamento e organização de acervos documentais com relevante interesse histórico, cultural e científico. Só aceite candidaturas on-line, por pessoas/entidades colectivas e que respeitem as condições determinadas no regulamento.


Lamento não ir mais vezes ao site da Fundação da Gulbenkian (situação que convém corrigir)... até não sei se até 28, no serviço a que pertenço, teremos capacidade para preparar e organizar um projecto desta envergadura.


Lamento ainda mais reparar que, ao receber a informação através de colegas da área de bibliotecas, constato ao ler nas suas entrelinhas que o projecto é para bibliotecas? Caros colegas bibliotecários: os arquivos também têm acervos documentais com valor histórico! Precisamente por sermos todos da área designada por Ciências Documentais é que temos ainda pontos em comum... e são muitos!
De qualquer forma, o meu obrigado às colegas que partilharam a informação comigo.

1 comentário:

Anónimo disse...

A colega arquivista tem muita razão! Quer arquivos, quer bibliotecas têm de lidar com informação e ambos possuem acervos documentais variados e diferentes, mas já se sabe como é, cada um trabalha para si, ou para os seus colegas mais chegados, e não para o conjunto... É um defeito típico de qualquer profissional seja qual for o seu ramo de trabalho. 334