07/06/07

Antigo Mercado - pormenor


Quando vim para Tavira ainda cheguei a conhecer o velho Mercado da Ribeira, antes da sua requalificação. Já não se sentia o cheiro do peixe ou das flores, mas visitei-o no dia de S. Martinho, numa última actividade que aí se realizava. Apesar de ser um edifício velho e com o desgaste do tempo, já naquela altura sentia-me bem em lá ir. Depois da requalificação passou a ser um dos locais de eleição para ir tomar café com o meu marido, em especial se for entre as 19h30 e as 20h30 de um dia de Verão na esplanada junto ao Rio Gilão. Nasceu a filhota e as peregrinações passaram a ser feitas só ao fim-de-semana, pois à semana tentamos manter as rotinas da filhota. Agora, a vida não me permite ir lá todos os dias, mas sempre que é para tomar um café o primeiro local que nos ocorre é o Mercado da Ribeira. Além da vantagem de podermos tomar café num local bonito, no seu interior é possível estar com a filhota, mesmo no Inverno quando chove, sendo uma boa solução para pais que precisam parar um pouco para um café. Fica aqui uma fotografia amadora que tirei para tnetar captar o rendilhado dos telhados deste mercado tão agradável.

4 comentários:

Sirk disse...

Nas férias somos quase vizinhas. Costumo ir a Tavira às compras e tudo. É uma bonita cidade e com bons sítios para uma excelente "pausa para café".

;)

Unknown disse...

Cresci entre as bancas da Praça Velha, perdia-me entre os camiões da fruta, percorri as ruas da vizinhança e os carreiros do jardim, deslumbrando-se com a faina do cais e com as conversas das tascas, extasiei-me com aromas, cheiros e perfumes que hoje só fazem parte das memórias e que nenhum mercado novo conseguirá substituir. Apaixonei-me nas margens deste rio e ... sou como ele!!!

Um café disse...

Só lamento é não ter memória dos aromas, cheiros e perfumes do mercado velho de Tavira - a 1ª vez que o visitei foi quando cheguei a Tavira por ocaisão dos festejos do S. Martinho.

Um café disse...

jg: a sua descrição sobre a Praça Velha faz-me ainda ter mais carinho por Tavira.