19/01/11

"Bibliotecas e Arquivos em Conferência"

A Delegação Regional do Sul da Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD Sul), organiza na Universidade do Algarve a iniciativa “Bibliotecas e Arquivos em Conferência”, dia 21 de Janeiro de 2011, às 10h30 .

Local: Faro – Universidade do Algarve - Campus de Gambelas


Participação gratuita mediante inscrição.


Para ver o programa clique aqui.



Notícia:
http://www.apbad.pt/Quemsomos_Del_Sul.htm#Conferencia

Exposição "Cidade e Mundos Rurais"

Conferência sobre António Aleixo no Arquivo Municipal de Loulé

O Arquivo Municipal de Loulé organiza no dia 29 de Janeiro, ás 15h00, a conferência "António Aleixo: traços biográficos e evocações", apresentada por João Romero Chagas Aleixo.

Durante a conferência será ainda apresentado pelo Professor Romero Magalhães, um novo caderno do Arquivo com o título "Ensaios Aleixianos".

Notícia: Região Sul.

13/01/11

"Scriptorium Medieval" no Arquivo Municipal de Loulé

O Arquivo Municipal de Loulé acolhe a exposição "Scriptorium Medieval", uma exposição que pretende representar um centro de manuscritos, de um qualquer mosteiro ou catedral, da Idade Média, no Ocidente Europeu.
Patente de 17 de Janeiro a 15 Julho, esta exposição permitirá ao público admirar o mobiliário, os instrumentos, os materiais e os utensílios indispensáveis à tarefa complexa e exigente de reproduzir um saltério, uma bíblia, um missal ou outro livro litúrgico.
A entrada é livre.

02/01/11

Acesso a dados pessoais

«Os Estados Unidos (EUA) querem ter acesso a bases de dados biométricas e biográficas dos portugueses que constam no Arquivo de Identificação Civil e Criminal. O FBI, com a justificação da luta contra o terrorismo, quer também aceder à ainda limitada base de dados de ADN de Portugal. O acordo com o Governo português está feito e só falta ser ratificado na Assembleia da República. No entanto, este mês vai sair um parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) que alerta para os problemas que constam no texto do acordo bilateral».

À falta da autorização de acesso a dados de cidadãos europeus por parte da Comissão Europeia, que ainda não foi concedida devido a problemas relacionados com a protecção de dados, os EUA contornam a situação realizando acordos bilaterais com os países.

Em nome da luta contra o terrorismo, será legítimo "contornar" desta forma a questão de acesso aos dados dos portugueses e dos cidadãos da Europa, quando nem a própria Comissão Europeia esclareceu ainda os problemas que se prendem com a protecção de dados?


Notícia: Diário de Notícias online.

Regulamento de gestão dos arquivos paroquiais da Diocese de Setúbal

A diocese de Setúbal vai ter, a partir de 1 de Janeiro de 2011, um novo regulamento para a conservação e segurança dos arquivos paroquiais, por indicação do bispo local.
Num longo documento com cinco artigos divididos em vários pontos, o bispo de Setúbal determina, entre outras regras, que “o pároco não pode, por sua iniciativa, desfazer-se ou alienar espécies documentais inventariadas”.
O regulamento da Diocese de Setúbal determina que os mesmos estejam em “local adequado, quanto a condições físicas de limpeza, temperatura, humidade e segurança” e que o acesso ao arquivo seja “reservado ao pároco e colaboradores designados”.
Estas normas, publicadas no semanário da Diocese, Notícias de Setúbal, serão avaliadas dentro de três anos.
O arquivo paroquial é constituído por livros de registos, inventários de arte sacra e outros bens móveis e imóveis da paróquia, escrituras e registos de propriedade dos bens da fábrica da igreja (móveis e imóveis), actas, relatórios, livros e documentos relativos à administração económica da paróquia e outros documentos “considerados úteis”.
Notícia em: Agência Ecclesia.