01/01/08

Os Porquês.. da Lua


Já há muito tempo na famosa idade dos porquês (para a qual não há uma idade certa tipo "começa exactamente no minuto em que a criança faz 3 anos ou 4 anos..."), das muitas perguntas que me tem feito a filhota saiu com uma para a qual gostava de dar uma resposta comprrensível a uma garota de 4 anos:
- Mãe, olha a lua! É dia ou é noite?
- É dia - respondeu eu, mais preocupada com a conduçao do carro do que com a lua.
- Mas vejo a lua, olha a lua, PORQUÊ?
Sem bases científicas para esta dúvida, sai-me a resposta fatal: - Porque às vezes a lua vê-se de dia.
E lá começou a minha demanda.
Ela aceitou e ficou satisfeita para os seus 4 anos. Mas eu, que desconfio que há de certeza uma explicação melhor que esta, tenho andado a matutar nisto. Pesquisas na net, mas nenhuma que me permita em 30 minutos encontrar uma resposta e acho que ela não entenderia o que nem eu entendi: a composição química da lua, a dimensão e outras teorias físicas e químicas.
Será do reflexo do sol em determinados dias? Será porque nesse dia as estrelas brilham mais por influencia do sol? Será pela posição da terra?
Agora, sou eu que ando com um dúvida: como encontrar uma resposta para esta questão de forma a que eu entenda para que consiga explicar a uma criança de 4 anos? Talvez eu precise de mais tempo na net para fazer pesquisas... ou talvez deva experimentar as velhas enciclopédias nas bibliotecas públicas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Isabel.
Venho deixar-te uma sugestão. Vai ver este ou esta querida ou querido.
Podes deixar ideias para um nome.
Está em alemão!
http://www.tiergarten.nuernberg.de/v02/de/pub/index.html?poolID=0&artikelID=126&navID=39&IDS=CUypELRX&quellID=34