23/06/07

The Beatles - With A Little Help From My Friends

Para os "beatlómanos"... não sou da geração dos 60's, mesmo perante as melhores músicas dos 80's e 90's continuo fã desta banda.

Tracy Chapman - New Beginning

Pausa para ouvir

Pausa para uma exposição em Tavira


Também podemos fazer pausas para ver uma exposição. Até 20 de Julho, para quem passar por Tavira e tiver diponibilidade dentro do horário normal de funcionamento da função pública, não custa ir ver a exposição "Documentos e Instrumentos Municipais: ontem e hoje" no Salão Nobre dos Paços do Concelho (1º andar).

Sites sobre Tavira


Eis que algumas pessoas vão escrevendo sobre a História de Tavira, de forma mais sucinta ou mais extensa, há sites que não custa nada dar uma vista de olhos para sabermos mais um pouco:

http://arkeotavira.com/
http://www.tavira.com.pt/pthistory.htm

http://digfish.mine.nu/sampage/index.php?seccao=hist

Podemos ver também:

http://escritadosudoeste.no.sapo.pt/arquivo/Tavira.pdf

16/06/07

Portas de Tavira



Quando vou para o trabalho que, por ser no centro histórico, passo por muitas ruas e o casario que vou apreciando mostra-me sempre algo de novo. Hoje o que mais me saltou á vista foram as portas das casas: umas de reixa (ou rexa?), outras com as famosas "mãos" (as da porta do Arquivo Histórico devem ser as mais fotografadas) outras mais simples. Pensei que devia era um Domingo destes pegar na máquina e fotografar todos estes pormenores antes que alguma porta venha a dar lugar a algo moderno. espero é que a minha humilde máquina consiga "ver" tudo como os meus olhos vêem.

10/06/07

Ainda a questão do aborto


Atendendo a que fui alertada (e bem) para a forma como escrevi sobre a notícia dos objectores de consciência, por dar a ideia de que era a favor mesmo depois de explicar que sou contra, achei por bem alterar o que escrevi a esse respeito.

Espero que esteja a ser clara ao dizer somente que a notícia que se segue só vem confirmar que, além de não ser uma questão pacífica, continuamos a conduzir isto tudo de forma errada. Pois publicamente digo: a minha opinião é que o Governo em vez de gastar milhares ou milhões de euros no aborto livre, devia investir esse dinheiro no apoio à família. Isto é muito importante para um país que tem cada vez mais problemas demográficos com consequências sócio-económicas - e o nosso Governo parece ignorar estes aspectos. Os outros argumentos, talvez por serem tão falados, já não parecem comover uma grande maioria mas somente uma minoria, por isso espero que ao menos o argumento económico-social-demográfico seja escutado e entendido.
O problema é ainda ninguém encontrou uma solução ideal e que possa ser posta em prática, de forma a preservar o direito à vida e assegurar situações de extrema carência psicológica, social, económica, de formação e mesmo religiosa. Pelo menos aquelas que me parecem óbvias, os actuais governos não têm tido interesse nelas pois alegams empre "não serem economicamente viáveis". Eu pergunto: será mesmo assim? SERÁ? Será que não pode haver um equilíbrio nisto tudo?

09/06/07

Fotografia deliciosa


E por falar em blogues, visitei um blogue que, para quem tem esse interesse, pode aprender coisas sobre fotografia. Técnicas, criatividade, como fotografar melhor, etc... gostei. E a imagem dá para ter uma ideia. Visitem.

Faça a sua parte - pelo ambiente


Descobri um blogue que considero que vale a pena ver com calma, pois as dicas que lá estão podem-nos ajudar a fazer algo mais pelo ambiente. No mínimo, ajudou-me com pequenas coisas como limpar azulejos com vinagre. Informem-se pelo ambiente:

07/06/07

Antigo Mercado - pormenor


Quando vim para Tavira ainda cheguei a conhecer o velho Mercado da Ribeira, antes da sua requalificação. Já não se sentia o cheiro do peixe ou das flores, mas visitei-o no dia de S. Martinho, numa última actividade que aí se realizava. Apesar de ser um edifício velho e com o desgaste do tempo, já naquela altura sentia-me bem em lá ir. Depois da requalificação passou a ser um dos locais de eleição para ir tomar café com o meu marido, em especial se for entre as 19h30 e as 20h30 de um dia de Verão na esplanada junto ao Rio Gilão. Nasceu a filhota e as peregrinações passaram a ser feitas só ao fim-de-semana, pois à semana tentamos manter as rotinas da filhota. Agora, a vida não me permite ir lá todos os dias, mas sempre que é para tomar um café o primeiro local que nos ocorre é o Mercado da Ribeira. Além da vantagem de podermos tomar café num local bonito, no seu interior é possível estar com a filhota, mesmo no Inverno quando chove, sendo uma boa solução para pais que precisam parar um pouco para um café. Fica aqui uma fotografia amadora que tirei para tnetar captar o rendilhado dos telhados deste mercado tão agradável.

Boas novas para gerações futuras

Há notícias que trazem esperança para muita gente. Esperemos que a investigação não demore muito mais tempo até encontrar uma aplicação prática e favorável aos doentes que sonham com uma cura:
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=818574&div_id=291

04/06/07

A origem da "Bica"


Numa das muitas pesquisas que faço na net quando tenho tempo, descobri um site sobre a história do café - brasileiro, claro, mas com muito sobre a História do Café - essa bebida mundial! Muito interessante, como p.e.:

"PORQUE O CAFEZINHO É CHAMADO DE BICA EM PORTUGAL?
Os primeiros expressos em Portugal foram vendidos no café A Brasileira, em Lisboa. Muitos clientes acharam o gosto do produto um tanto amargo. Para contornar o problema, a direção da cafeteria criou um slogan para atrair os clientes: Beba Isso Com Açúcar. A campanha deu certo e a frase ficou tão marcada que o uso das iniciais de cada palavra - bica - passou a ser sinônimo de cafezinho no país."







Visitem que está uma delícia.

Ainda não tomei café



Esta semana estou de mini-férias. Mas é só para descansar do trabalho, pois aqui emc asa há muito para fazer. O bom das mini-férias é que posso fazer tudo com calma. mas o mais incrível é que ainda não bebi um café, pode ser? Tenho de resolver isso.

É um vício que se um dia tiver de deixar vai-me custar, pois até o cheiro de café faz-me sentir que o cheiro entrou nas veias. Efeitos? Nenhuns, só a satisfação do vício e a oportunidade de conversar com alguém.

Fiz umas pesquisas e, num dos países que mais produziu café, descobri que têm um Museu, estou a falar do brasil:
Para os viciados e curiosos. E até podem ver receitas, para os mais gulosos ou aventureiros na cozinha.

03/06/07

Limites


Hoje foi a segunda vez que a Nana pediu para ser fotografada e desta vez foi ela que escolheu o local. Apesar do calor começar a apertar, lá estivémos no quintal e ela lá ia escolhendo os sítios para o registo fotográfico. Foi um Domingo muito cheio e gostava de dizer que foi sempre assim. Mas não. A Nana deve estar a passar uma fase de teimosia e desobediência... ou não é uma fase? Afinal, todos nós temos um pouco de teimosia. Bom, mas aliada à teimosia estão as famosas birras. E como ouvi um pediatra famoso a dizer na Sic, também eu fiz birra. Pois os pais também têm direito a fazer birras. Será? Não sei, sei que não podemos medir forças com crianças cuja idade não permite qualquer tipo de assertividade, sei que temos de pôr limites... e ultimamente as birras têm sido tantas que quem tem precisado de limites sou eu: limites no descontrolo, isto é, preciso aprender a controlar estas birras de outra forma, quer na perspectiva dela quer quanto á minha reacção. Vamos ver.

O 1º passo



É a primeira vez que faço algo do género. Não sei para o que isto vai dar em termos informáticos, pessoais e de conteúdo. A minha primeira ideia é partilhar o crescimento que estou a ter desde que tive a minha filha. Não quero entrar em pormenores de datas , pesos, etc... vou deixar andar consoante o que a filhota for crescendo e consoante o que eu fora crescendo juntamente com ela.
Tudo está em aberto, tal como quando estamos a crescer.