23/10/10

Blog versus Facebook

Não foi numa pausa para café, mas a conversa ocorreu ontem numa pausa do género. Uma amiga argumentou que o facebook está a contribuir para a lenta agonia que os blogues têm vindo a sofrer. Por mim, embora esteja presente no FB, continuo a visitar os blogues que me interessam e a descobrir outros que despertam a atenção.
Não deixem de ler as 15 razões porque os blogues interessam, apontadas por BlogBloke:

21/10/10

19/10/10

Arquivo digital com mais de 20 mil obras roubadas pelos nazis aos judeus

Várias organizações judaicas divulgaram esta segunda-feira um vasto arquivo digital com mais de 20 mil obras de arte confiscadas pelos nazis, incluindo dezenas de peças de Picasso e de Goya, entre outros autores.

Promovido pelo Museu do Holocausto em Washington e pela Conferência sobre as Reivindicações Materiais dos Judeus contra a Alemanha, com sede em Nova Iorque, este trabalho contou com a ajuda do próprio regime nazi, que deixou como herança uma lista exaustiva das obras roubadas pela Einsatzstab Reichsleiter Rosenberg, a unidade militar do Terceiro Reich dedicada às obras de arte desviadas.


Notícia: SIC.

12/10/10

Arquivo Regional da Madeira e as artes



Numa parceria estabelecida entre o Arquivo Regional da Madeira (ARM) e o Conservatório- Escola das Artes da Madeira, realizou-se no passado dia 11, no auditório do ARM, a peça te teatro  “Da Revolta à Madeira”, protagonizada por alunos do curso profissional de Artes do Espectáculo. Assistiram alunos alunos de escolas do 2º e 3º ciclos de São Roque e de Santo António.
A iniciativa denominada “O Arquivo Regional e as Artes”, tem por objectivos «mostrar à sociedade que é possível estabelecer parcerias com a comunidade escolar, sensibilizar as pessoas para o facto de o Arquivo não ser uma instituição fechada sobre si, mas que está aberta ao público e que qualquer pessoa pode cá vir e conhecer esta fonte de riqueza, em termos culturais», sublinhou Sofia Santos, responsável pelo serviço educativo do ARM.
O ARM, após esta experiência, pretende realizar mais parcerias com instituições educativas da região.

Notícia em: Jornal da Madeira.

05/10/10

Arquivo Regional da Madeira reúne documentação de arquivos públicos

Até ao final de 2012, o Arquivo Regional da Madeira (ARM) pretende reunir a documentação dos serviços públicos anterior a 1976 (antes da Autonomia). O objectivo ARM passa pela incorporação de toda a documentação anterior ao período autonómico, algo que crê que estará concluído dentro de dois anos.
Para o efeito, o ARM tem vindo a proceder à recolha documental em serviços da Administração Regional, serviços dependentes do Governo da República e câmaras municipais, de forma a tratar a documentação, fazer uma avaliação, inventariar e depois trazê-la para o Arquivo.
Após a recolha da documentação anterior a 1976, será marcada uma nova recolha para incluir os arquivos até 1985.
Assim que for concluída a integração dos arquivos públicos, o AR pretende intervir nos arquivos privados, a partir de 2013.

Notícia em: Jornal da Madeira.

04/10/10

Bicicletas antigas

Perdi a conta ao número de anos que já lá vão desde que andei de bicicleta pela última vez. Enquanto espero pela altura certa para voltar a pedalar, em Tavira vou-me deliciando com os ciclistas que vão fazendo o gosto ao pé. Uns equipados a rigor, outros nem tanto. Uns com bicicletas modernas, outros com modelos que se não são históricos, andam lá perto.
Ao fazer pesquisas na internet, deparei-me com uma página interesante sobre bicicletas antigas, do Brasil:

"Este Portal é dedicado à preservação das Bicicletas Antigas, restauração, comércio de peças e exemplares do gênero.

Em exposição, encontram-se bicicletas originais e restauradas em perfeitas condições de uso e que servem de guia para restauração aos seus visitantes.
Entendo que sem comunicação, ciência e conhecimento não avançam, razão pela qual incentivo a troca de informações através deste."

Neste site, é possível ver uma vasta galeria com os vários modelos de bicicletas, encontrar dicas sobre como restaurar bicicletas, uma galeria de documentos sobre bicicletas (placas, garantias, notas fiscais), triciclos,  e até conhecer as bicicletas portuguesas (modelos cicles império e ibéria). Um site que merece ser explorado.

01/10/10

Arquivos das "roças" de S. Tomé e Príncipe

A documentação de antigas propriedades de cultivo de café e de cacau de São Tomé e Príncipe vai ser alvo de tratamento arquivístico, feito por uma equipa de 3 elementos da Direcção-Geral de Arquivos. Além continuar o trabalho desenvolvido em 2006, pretende-se assim ajudar a criar o futuro arquivo histórico da região.

Dando continuidade à recolha de documentação da administração colonial feita em 2006, pretende-se agora tratar da documentação guardada em sótãos e anexos das roças da ilha do Príncipe. Segundo Maria de Lurdes Henriques, da DGARQ, esta documentação compreende «compreende todo o historial dos trabalhadores, seus contratos de trabalho, registos de casamentos, nascimentos, óbitos e testamentos, ocorridos nestas comunidades», mas também "(…) parte da administração comercial das roças, com documentação para onde era exportada a matéria-prima, para países como Portugal e nomeadamente para os principais produtores de chocolate, como a Bélgica e a Suíça».



Notícia em: Angola Press.