22/09/08

O último construtor de acordeões do país é de Tavira?


No jornal Barlavento online, vem a notícia de que o último construtor de acordeões do país é de Tavira (há alguém que saiba de outro?).


Na Rua Detrás dos Álamos, em Tavira, permanece a única fábrica de acordeões do Algarve, talvez exemplar único no país.


Pelas mãos de José Domingos Horta, com 67 anos, os últimos 23 dedicados à construção de acordeões, na base da auto-aprendizagem, foram reparados e construídos muitos acordeões. Na sua oficina improvisa visitas, onde nasceu a reportagem que saiu no dia 21 de Setembro no Barlavento Online:

«(...)Um acordeão faz-se por três fases: é a caixa, o fole e a mecânica. Isto antes de tocar, porque depois vem a música e os cepos. Faço tudo, está a ver? As peças, essas também as faço aqui. Cada cunho daqueles faz uma peça…».Isto é aliás o que distingue a sua marca própria dos outros construtores espalhados pelo país. «Há quem recorra a peças feitas, limite-se a montá-las e depois lhes dê uma marca própria. Aqui só se compram os botões, os fechos e os grampos. De resto, tudo é feito por mim. Ainda no outro dia deu uma reportagem, na televisão, a dizer que a única fábrica de acordeões estava em Ferreira do Zêzere. Mas só eu é que os faço do princípio ao fim! As outras pessoas montam peças ou reparam-nos. De resto, fábricas, só italianas».
Mesmo que não seja o último construtor de acordeões (e espero que se alguém souber o diga deixando uma mensagem), é bom saber que Tavira tem ainda profissões tradicionais, em toda a linha de montagem artesanal.

17/09/08

Uso obrigatório de luvas no Arquivo Público do Estado (Brasil)

Nas "Normas e Procedimentos de Consulta" do site do Arquivo Público do Estado (S. Paulo - Brasil) é indicado aos visitantes que, caso pretendam efectuar pesquisas documentais, é obrigatória a utilização de luvas, oferecidas pelo Arquivo. Também divulgada online em "45 graus", esta medida entrou em vigor a partir de hoje, 17 de Setembro.


Outro objectivo para a utilização de luvas prende-se com a protecção da saúde de pessoas, funcionários ou utilizadores, que eventualmente sofram de algum tipo de alergia, seja ao simples pó natural ou aos químicos aplicados nas desinfestações, comuns nalguns arquivos.


Assim, esta medida tem um duplo objectivo: a preservação documental e da saúde de algumas pessoas.


Gostava de saber se, na prática, esta medida resulta mesmo na preservação documental, pois a utilização de luvas por vezes tira-nos a sensibilidade necessária ao correcto manuseamento de documentos em papel de pouca gramagem , como o vegetal, por exemplo.

15/09/08

Passeios por Tavira - Ver(a)cidade

Ainda é tempo de aproveitar as duas últimas visitas guiadas, orientadas pela Dra. Rita Manteigas, historiadora de arte, para conhecer um pouco da cidade de Tavira, através de uma sequência cronológica.

Os passeios respeitantes a Tavira Medieval e dos Descobrimentos já decorreram em Agosto e Setembro, mas ainda é tempo de aproveitar as visitas das seguintes períodos:

Tavira Barroca - 20 de Setembro.

Tavira Contemporânea - 27 de Setembro.

Os passeios são gratuitos e terão início às 18h30, com a duração de cerca de 1 hora e o ponto de encontro é o Palácio da Galeria/Museu Municipal de Tavira.

Para informações/inscrições deverão os interessados contactar o Serviço Educativo do Palácio a Galeria/MMT: Tel. 281 320 500 (ext. 324)/ edu.museus@cm-tavira.ptPalácio da Galeria/Museu Municipal de Tavira

Divulgado no site da Câmara Municipal de Tavira.

13/09/08

Mais um blog sobre Tavira - Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Tavira

Surgiu mais um blogue de uma instituição religiosa tavirense: o blogue da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Tavira, criada em 1715, cuja igreja começou a ser construída em 1747, sendo concluída em 1789.


Por mero acaso, numa das pesquisas feitas na internet, dei com o site oficial da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Uma pausa para livros, letras e histórias em Beja

De 24 a 28 de Setembro, para quem vive em Beja ou passar por lá, vai-se realizar o X Palavras Andarilhas 2008, uma semana de várias formas e oportunidades para entrar no mundo dos livros, das palavras e das histórias. Para saber mais e ver programa completo em Palavras Andarilhas.

Transcrevo aqui a explicação que se encontra no blog sobre o que são as Palavras Andarilhas:

«Palavras Andarilhas é um Encontro de Narração Oral e Promoção da Leitura que se realiza desde 1998, em Beja ,organizado pela Câmara Municipal de Beja e pela Associação de Defesa do Património Cultural da Região de Beja. Todos os anos em Setembro Beja oferece:Encontro de Aprendizes do Contar, Estafeta de Contos, Festival de Narração e desde 2007, também uma Feira do Livro e da Leitura. 60 convidados nacionais e estrangeiros e 300 participantes - bibliotecários,técnicos de bibliotecas,docentes,narradores, animadores - durante 3 dias reforçam as suas reflexões e práticas em torno na narração, do livro e da leitura e partilham experiências e saberes».


Uma pausa recheada de letras bem merecida!