24/06/10

Festas da Cidade de Tavira - destaques

Festas da Cidade de Tavira (24 de Junho) - Destaques:

Do programa do dia 24 de Junho, consta uma visita realizada às obras do Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira (ex-BNU). O futuro Núcleo Islâmico compreenderá, no piso térreo, as instalações do Posto de Turismo, uma galeria de exposição, bem como um pequeno núcleo expositivo, onde poderá observar-se materiais turdetanos exumados no local.




Também no Dia da Cidade, será inaugurada a marginal de Cabanas. A intervenção contemplou a construção de um passadiço, com cerca de 800m para circulação de peões, suspenso sobre as águas da Ria Formosa, sendo esta a principal novidade desta empreitada de requalificação paisagística e passará a permitir uma maior proximidade dos peões à Ria. 


Fonte: Site da Câmara Municipal de Tavira.

Arquivo público brasileiro (Paraná) dá dicas sobre como guardar documentos em casa.

O Arquivo Público do Paraná disponibiliza online dicas sobre como guardar documentos em casa. Estas informações dizem respeito ao período mínimo para guardar determinados documentos (facturas da água e da luz, recibos das propinas escolares, documentos fiscais, documentos médicos, etc.), mas também fornecem informações sobre a forma de acondicionar esses documentos.

Não analisei se as especificidades legais são iguais às de Portugal, pelo que a utilização desta informação, no que diz respeito aos prazos de conservação, deve acautelar as diferenças legais de cada país. 


As dicas podem ser encontradas no portal do Arquivo Público do Paraná, departamento vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência e que responde pela gestão documental do Governo do Estado. 


Exposição «A casa habitada» na Casa das Artes em Tavira

Até 11 de Setembro, a Casa das Artes em Tavira realiza a exposição "A casa habitada". Esta exposição reúne 60 obras de 14 artistas já falecidos que realizaram, ao longo dos últimos 25 anos, exposições individuais na Casa das Artes.


Notícia: Barlavento online e CAT.

15/06/10

10/06/10

Exposição "Oh!...A República...Um Século de Memórias" na DGARQ


No dia 17 de Junho de 2010, pelas 18h30, na sala de exposições da Torre do Tombo, a Direcção-Geral de Arquivos inaugura a exposição "Oh!...A República...Um Século de Memórias" e que se desenvolve em três núcleos:


- O 5 de Outubro visto por Joshua Benoliel e Aurélio Paz dos Reis;
O impacto da República nos Arquivos: novo enquadramento legal e políticas de descentralização: os novos Arquivos. 
- Comemorar as Comemorações: a celebração das datas simbólicas da República ao longo do século.