28/02/10

Maré de Contos 2010 em Tavira

Pelo terceiro ano consecutivo a Associação Cultural Rock da Baixamar com o apoio da Biblioteca Municipal de Tavira, vai realizar a Maré de Contos. Os dois grandes objectivos deste encontro são, divulgar novas possibilidades na relação de prazer com a leitura, com as histórias, o contar e ouvir, e os princípios pedagógicos associados a estas práticas; bem como lançar um trabalho de recolha do património oral do concelho / região, dinamizando e valorizando a sobrevivência cultural. A esta, está intrinsecamente ligada, a auto-estima de uma comunidade e a sua possibilidade de afirmação.


Desta forma pretende-se o envolvimento da comunidade local, fomentando o interesse por aspectos culturais e educativos.

Divulguem.

Para consultarem o programa completo acedam à seguinte ligação: Maré de Contos 2010 - Programa.

Mercearia Gourmet

Não costumo fazer publicidade, mas não resisto a destacar aqui a notícia que o Observatório do Algarve faz sobre uma loja em Tavira, onde já pude comprovar os sabores que aí se vendem.


Trata-se da notícia à casa "Ex-Libris Gourmet", uma casa onde predominam produtos de mercearia fina, muitos da região e nacionais.


Além dos sabores únicos, destaca-se a decoração e algumas peças antigas que nos fazem recuar no tempo. Por exemplo, na imagem, ao fundo, o relógio de parede, uma versão mais reduzida a lembrar os velhos relógios das estações dos comboios ou as caixas de madeira das medidas que antigamente de usavam nas lojas.

Blogue Cidade do Funchal

Um blogue interessante sobre o Funchal:


http://bmfunchal.blogs.sapo.pt/18063.html


25/02/10

Arquivo do antigo Ministério do Ultramar online

Já se encontra acessível na internet o arquivo do antigo Ministério do Ultramar, disponível em:
Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o projecto foi criado em 2006.

Notícia em: Jornal I online.

21/02/10

Arquivo Histórico da Força Aérea


Conhecer o Arquivo Histórico da Força Aérea, através da informação disponibilizada no site:
- Missão e competências;
- Fundo Documental;
- História do AHFA;
- Área de Heráldica;
- Área de investigação (projecto para identificação online de personagens, locais, datas ou eventos de fotografias que se encontram ainda por identificar);
- Dossiers temáticos.

Blog sobre edições e editoras


Blogtailors, um blogue a descobrir, com ligações a editoras, feiras do livro, imprensa nacional, livrarias e livrarias online.
Um blogue interessante a explorar. Certamente muito útil aos bibliotecários e investigadores.

11/02/10

Exposição "Mercados de Olhão"

No dia 12 de Fevereiro de 2010 (6ªfeira) é inaugurada a exposição "Mercados de Olhão" no Museu da Cidade. Esta exposição baseia-se em documentação do Arquivo Histórico de Olhão e abarca a história dos mercados de Olhão desde o séc. XIX até ao actual edifício, inaugurado em 1916.

A exposição estará patente até Maio.

10/02/10

Cabine telefónica na biblioteca


Em Outubro de 2009 a biblioteca Milton Keynes instalou uma cabine telefónica onde bastava pegar no telefone para deixarem a sua opinião sobre o que acham das bibliotecas.
Podem ver e ouvir os vídeos no youtube, através da ligação da notícia AQUI.

08/02/10

Segurança na Internet na Biblioteca Municipal de Tavira

A segurança das crianças na Internet é discutida no próximo dia 10 de Fevereiro na Biblioteca Municipal de Tavira, por Tito de Morais, que conduzirá o seminário “Riscos Online para crianças e jovens: como famílias, escolas e comunidades os podem minimizar”. Esta temática será discutida em duas sessões:
1ª sessão às 14h30,  para o público escolar
2ª sessão às 21h30 para pais, professores e público em geral. 

Mais informações em: