30/04/09

Lista de Schindler descoberta numa biblioteca australiana

7 de Abril de 2009 o jornal PÚBLICO (online) noticiou a descoberta numa biblioteca de Sydney de uma lista de Schindler.

A lista com nomes de judeus salvos do Holocausto pelo empresário alemão Oskar Schindler estava no meio de vários papéis do escritor Thomas Keneally, autor do romance que inspirou o filme “A Lista de Schindler”, de Steven Spielberg.

O documento descoberto tem 13 páginas, com os nomes de 801 judeus. O papel, amarelado e frágil, foi encontrado no momento em que os funcionários classificavam os documentos de Thomas Keneally, e estava entre algumas notas do escritor e artigos de jornais alemães.

É a segunda vez que uma lista como esta é descoberta. Em Outubro de 1999 foi encontrada em Estugarda, na Alemanha, uma lista completa com os 1200 nomes dos trabalhadores salvos. Ambas as listas são consideradas autênticas.

Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyber em Vila Nova de Gaia

Vila Nova Gaia já tem, desde Abril, novo Arquivo Municipal, resultado da remodelação da antiga sede do Tribunal da Comarca, ao qual foi atribuído o nome da poetisa Sophia de Mello Breyner.

O arquivo está à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 9 às 17.30 horas e dispõe de salas de leitura específicas, gabinetes de trabalho, depósitos, ateliês e laboratórios de conservação e restauro.

Notícia em: Portal do Cidadão de Gaia.




Se não conseguir visualizar correctamente, instale o Flash Player.




Ver video com Windows Media Player


"Estrelas de Papel" na Biblioteca Nacional

No âmbito do Ano Internacional da Astronomia, a Biblioteca Nacional abriu no passado dia 29 a exposição "Estrelas de Papel: Livros de Astronomia dos Séculos XIV a XVIII", que decorrerá até 31 de Julho.

Aos visitantes serão apresentadas variadíssimas obras entre os se´culos XIV e XVIII, como as obras de Ptolomeu, Sacro Bosco, Afonso X, Regiomontano e Pedro Apiano, códices árabes, manuscritos de Alcobaça e edições raras de astrónomos célebres como Copérnico, Tycho Brahe ou Galileu. Os autores portugueses não estão esquecidos, como Pedro Nunes, Sardinha de Araújo, Manuel Bocarro, Castro Sarmento, Eusébio da Veiga e Monteiro da Rocha.

Esta exposição integra também os atlas celestes mais marcantes desenhados desde o século XV, mostrando como evoluiu a representação do Universo.
Notícia em: Expresso online

Ouvir notícia (da Antena 3 em Notícia RTP):

28/04/09

Imagens do futuro Centro de Arte Contemporânea de Tavira

Para os mais curiosos, publicada na notícia do Barlavento online, mostro a imagem de um desenho do futuro Centro de Arte Contemporânea de Tavira:

Leilão de cartazes de cinema em Tavira


O Cineclube de Tavira organiza no próximo sábado, 2 de Maio, um leilão de cartazes de cinema, a realizar no Cine-Teatro António Pinheiro, em Tavira, às 15:30 horas. Serão leiloados 218 cartazes, com dimensões que variam entre 61x90 cm e 120x160cm, de películas produzidas em Portugal, EUA, França e Reino Unido, cuja base de licitação arranca nos 50 cêntimos.

Para mais informações, pode contactar os números 281320594 e 965209198 ou o endereço electrónico cinetavira@gmail.com.


Quem quiser receber a lista completa dos cartazes a leiloar, deve enviar o pedido para cinetavira@gmail ou andreviane@gmail.com

Notícia em: Região Sul online de 28/04/2009

26/04/09

O desemprego e as bibliotecas

Em 1998 na Biblioteca Municipal do Seixal estranhei o facto desta estar sempre cheia ao Sábado. A explicação que me deram foi que tal acontecia porque o Seixal era um concelho com muito desemprego.

Assim, a notícia da edição do Expresso online de 25 de Abril não é um facto assim tão inédito. Talvez seja poucas vezes lembrado.

O Expresso noticia que nas bibliotecas públicas de Nova Iorque são visíveis muitos utilizadores de fato e gravata, sendo o motivo é a crise. Uma boa parte dos novos frequentadores são pessoas que ficaram subitamente desempregadas. Lugar tranquilo e seguro, a biblioteca proporciona um conjunto de facilidades, como o acesso livre à Internet, absolutamente essenciais nesta altura.

Acrescento que além da Internet, o acesso gratuito a jornais para procura de anúncios de emprego é outro factor que levará também no nosso país muitas pessoas às bibliotecas públicas. Além disso, as actividades gratuitas que estes espaços disponibilizam poderão ser também um factor decisivo na opção por uma biblioteca pública.

A notícia refere ainda que outro sinal visível da crise é o facto de haver muitas crianças a ocupar os computadores com jogos online (onde é que já ouvi isto?), causando reclamações por parte do adultos. Tal deve-se ao facto de muitas destas crianças já não terem Internet em casa. Além do corte nesta despesa, outra despesa cancelada foi a aquisição de livros, sendo agora as bibliotecas públicas o lugar de eleição para manter bons hábitos de leitura.

Creio que será este o panorama um pouco por todo o mundo. Afinal, o investimento que os autarcas e o Governo fez nas bibliotecas públicas têm agora outra visibilidade e utilidade.

Arquivo de Mosteiro disponível na net

A Abadia de Einsiedeln, um mosteiro beneditino construído em 1130 entre as montanhas do cantão de Schwyz, está disponibilizando na net todo o seu arquivo. Tratam-se de 20 mil páginas de documentos datando até o século X. Além disso, lá estão também disponibilizadas 16 mil imagens de certidões importantes.

Não percebo nada de alemão, por isso deixo aqui o link de acesso à descrição do documento acima, cuja imagem retirei do arquivo online.


Notícia em: Coisas da Suíça.

12/04/09

Arquivo Municipal de Ferreira do Alentejo

No próximo dia 17 de Abril será inaugurado o edifício do Arquivo Municipal de Ferreira do Alentejo. Localizado num espaço que pertence ao museu municipal de Ferreira do Alentejo, foi construído de raiz com o objectivo de requalificar uma das ruas mais antigas da vila.



Notícia em: Rádio Pax.

Porto de Aveiro com arquivo online

No site IGov, uma notícia positiva para quem precisa de efectuar pesquisas à distância:

Desde 3 de Abril que o
Porto de Aveiro disponibilizou online o seu arquivo histórico, para a divulgação da actividade portuária e incentivo a novas pesquisas e investigações.



(Planta da barra em 1843, Arquivo Histórico do Porto de Aveiro)
Numa primeira fase estarão disponíveis online 20 secções, que incluem oito núcleos compostos por milhares de documentos, tais como cartografias, manuscritos, bibliografias, periódicos, não-periódicos, artigos e peças com História.

11/04/09

Arquivo online sobre emigrantes dos Açores

Disponibilizado pela Câmara Municipal de Ribeira Grande (Açores), através do Museu de Emigração, encontra-se acessível online um arquivo com fichas de emigrantes açorianos, que remontam à década de 50 do século XX.

Por enquanto, estão acessíveis 1500 fichas de emigrantes açorianos existentes no Arquivo Municipal da Ribeira Grande e dizem respeito a emigrantes oriundos da Ribeira Grande, requeridas entre 1950 a 1958. Para breve está prevista a disponibilização de novas fichas, a partir de 1958, assim como os requerimentos de emigrante do séc. XIX e a bibliografia existente sobre história da emigração.

O grande objectivo deste projecto ambicioso é que outros arquivos municipais cedam as suas fichas, de forma a haver uma base de dados açoriana e não local.

Notícia em: Azores Digital.

06/04/09

Pausa para o tempo

Aqui há uns anos, não me lembro ao certo quando, numa feira do livro de Lisboa, ofereceram-me uma t-shirt preta que tem a seguinte frase:
"Tantos livros e tão pouco tempo!"

Ultimamente lembro-me muitas vezes desta frase, em particular quando constato que há tanto a aprender e a descobrir sobre os arquivos...

Pausa para reflectir


"A dúvida é o principio da sabedoria".
(Aristóteles)

O erotismo no Arquivo Municipal de Loulé

O erotismo é o tema central de uma conferência e de uma peça de teatro que decorrerão no próximo dia 11 de Abril no Arquivo Municipal de Loulé:

- 15h00, Isabel Dias, docente da Universidade do Algarve, vai apresentar a conferência “O Erotismo em Documentos Medievais”;

- Pelas 16h00, vai ser apresentada a peça de teatro “Faz de Conto: Contos Eróticos Medievais”, pelo Te-Atrito.

Entrada livre.

Em:
Barlavento online

O meu nome em Marte?

Agora é possível enviar o nosso nome para Marte através de um registo num microchip da NASA. Ao aceder ao Mars Science Laboratory, da NASA, podemos fazer o registo e garantir uma forma de irmos até Marte através do envio do nosso nome.

Pelos vistos, todos os meios vão dar a Marte!

No mesmo site podemos constatar pelo Mapa que os habitantes da Califórnia (USA) estão á frente no envio dos seus nomes para Marte. E ainda não há registos de nomes portugueses.

Notícia em: blogue A Informação.

Biblioteca Digital Mundial da UNESCO


Dia 21 de Abril de 2009 a UNESCO lança a Bilbioteca Mundial Digital, em conjunto com 32 instituições associadas. A plataforma vai incluir material cultural único, oriundo de bibliotecas e arquivos de todo o mundo.

A página estará disponível em chinês, árabe, francês, inglês, russo e português; e disponibilizará o acesso gratuito a mapas, livros, partituras, gravações, filmes e fotografias.

A Biblioteca Digital Mundial foi desenvolvida por uma equipa da Biblioteca do Congresso, com a assistência técnica da Biblioteca de Alexandria (Egipto).

Notícia em: Diário Digital.

Pausa para contos de fadas...numa biblioteca!

No site Guia da Semana (Brasil), uma notícia interessante:

Uma biblioteca especializada em contos infantis e de fadas: a Biblioteca Hans Christian Andersen, na cidade brasileira de S. Paulo, disponibiliza um espólio bibliográfico especializado em contos de fadas. A biblioteca tem 801 títulos específicos e 78 DVDs, acrescidos ao acervo de 17 mil livros infantis.

Com o nome de um dos mais importantes escritores de histórias infantis do mundo, Hans Christian Andersen, o espaço é decorado com pinturas inspiradas em elementos da natureza, como o sol e a água, da autoria do cenógrafo Sidney Caria em parceria com o designer gráfico Randolfo Neto. Assim, anjos, bailarinas, soldados, sereias e personagens anónimos tomam conta dos espaços lúdicos, como a réplica de um castelo e o ambiente de trabalho de Andersen.

Funcionando como um centro de referência para interessados no género, reúne cursos, palestras, rodas de história e espectáculos teatrais. Esta biblioteca acolhe também o primeiro Centro de Formação para Contadores de Histórias de São Paulo, com carácter permanente e gratuito.
Um espaço que merece uma pausa para a imaginação!