29/12/08

Destaque: Portal da Cultura

«No dia 10 de Dezembro, o Ministro da Cultura e o Director da Biblioteca Nacional de Portugal divulgaram o conjunto de manuscritos de Fernando Pessoa recentemente adquiridos pelo Estado, no leilão promovido pela Potássio 4.
Os documentos representam quinze dos lotes em praça e correspondem a notas do escritor, entre as quais se encontra o dossiê sobre Aleister Crowley, que ficarão agora na posse da BNP.
Na ocasião estiveram ainda presentes responsáveis pela REN – Rede Eléctrica Nacional, S.A., mecenas que apoiou a aquisição dos manuscritos».





Imagem: apontamentos sobre Cabala/Fernando Pessoa


Imagem: [Dossiê sobre Aleister Crowley] / Fernando Pessoa [e outros]
No site da Biblioteca Nacional Portuguesa (BNP) encontra-se a descrição destes manuscritos, que constituem um importante conjunto de autógrafos de Fernando Pessoa que passaram a integrar o Espólio do Poeta à guarda da BNP.
Nota: as imagens dos manuscritos podem ser visualizadas no site da BNP, bastando para isso clicar com o "rato" em cima da imagem pretendida e utilizar as teclas de navegação que aparecem juntamente com a imagem, no canto superior direito desta.

21/12/08

Tavira Slow City


A candidatura de Tavira ao movimento Slow Cities foi aprovada, bem como as candidaturas de S. Brás de Alportel, Silves e Lagos.


O “Slow Cities” surgiu, em Itália, em 1999, através de Paolo Saturnini e tem como fundamento base a preservação da tradição, tranquilidade e qualidade gastronómica nas pequenas cidades.
Preocupadas com as consequências negativas da globalização na qualidade de vida, 32 cidades italianas juntaram-se no sentido de promover o modo de vida tranquilo dos seus cidadãos. Este movimento visa manter as características que fazem das cidades lugares atractivos a quem busca a calma, bem como o acolhimento e a comida de elevada qualidade.
O movimento funciona, em cada país, através da criação de uma rede nacional atenta às características e especificidades de cada território. Itália, Alemanha, Polónia, Noruega, Inglaterra e Brasil são países onde o “Slow Cities” tem já uma rede própria. Outras nações já integraram, também, este conceito como é o caso da França, Espanha, Austrália e do Japão. No entanto, agora, é a vez de Portugal com a entrada destas quatro cidades algarvias.

Novo site da Direcção-Geral de Arquivos

A Direcção-Geral de Arquivos já tem o novo site operacional e acessível em http://www.dgarq.gov.pt/

Pela notícia dada no blogue "Notas Soltas", este novo site estará disponível desde o dia 19 de Dezembro.

Arquivo de História Oral de Baleizão

A Câmara de Beja celebrou com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, no passado dia 18, um Protocolo tendo em vista a constituição do Arquivo de História Oral de Baleizão, permitindo o acesso e tratamento de um conjunto de informação que não consta nos livros, mas que é fundamental para traçar a história contemporânea da região.

O Arquivo de História Oral de Baleizão está integrado na rede do Programa para a Salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo que a Direcção Regional de Cultura está a desenvolver.

Pela notícia no site da Rádio Voz da Planície, o Arquivo de História Oral de Baleizão estará concluído em 2011.