25/05/08

Descrição do trabalho dos arquivistas

Continuando a pausa para falar de Arquivos, deixo aqui um vídeo esclarecedor sobre o trabalho dos arquivistas:


24/05/08

O que faz um arquivista?

O vídeo não demonstra tudo, mas é esclarecedor sobre o que faz um arquivista, embora não ilustre todas as tarefas. Útil para esclarecer de forma rápida as pessoas que, quando lhes digo que sou arquivista, pergunta: "Arquê?"

Librarian's Blues

Colegas Bibliotecários descobri no youtube: "Bring us back our books"


Librarian - Biblioteca

A música vai desfiando algumas das regras enquanto a bibliotecária percorre a biblioteca e demonstra os espaços e o seu serviço... tirando a parte do leitor que é castigado (mesmo assim não deixa de ter o seu princípio pedagógico), mas vale a pena ver:


22/05/08

Convite para verem algo sempre maravilhoso de ver, mesmo que seja pela milésima vez ou através de mais do que uma perspectiva. Com imagens do National Geografic Channel, o acompanhamento do processo de desenvolvimento de um feto, com imagens obtidas através de uma micro-câmera introduzida no útero de uma gestante.



Em:
We show e Youtube

Dificuldades da primeira aterragem na Lua

Interior da nave Apolo 11, quando Neil Armstrong e a sua equipa tinham menos de 30 segundos de combustível disponível para aterrar na lua pode ser visto num vídeo do canal National Geographic e em We Show:

15/05/08

Pausa para... fotografias


(Fotografia de Richar Avedon)

No blogue "A Terra é Pouca" uma mensagem que me agradou muito, por ir de encontro ao meu gosto por fotografias a preto e branco: a propósito de "Caras", quem aceder aos links pode entrar num mundo fabuloso de arte a preto e branco: Fotografias de Richard Avedon - vale a pena fazer uma pausa para um café e admirar!

Projecto de recuperação e organização de acervos documentais

Lamentavelmente só agora descobri que até 28 de Maio a Fundação Calouste Gulbenkian tem abertas as candidaturas de apoio a projectos de recuperação, tratamento e organização de acervos documentais com relevante interesse histórico, cultural e científico. Só aceite candidaturas on-line, por pessoas/entidades colectivas e que respeitem as condições determinadas no regulamento.


Lamento não ir mais vezes ao site da Fundação da Gulbenkian (situação que convém corrigir)... até não sei se até 28, no serviço a que pertenço, teremos capacidade para preparar e organizar um projecto desta envergadura.


Lamento ainda mais reparar que, ao receber a informação através de colegas da área de bibliotecas, constato ao ler nas suas entrelinhas que o projecto é para bibliotecas? Caros colegas bibliotecários: os arquivos também têm acervos documentais com valor histórico! Precisamente por sermos todos da área designada por Ciências Documentais é que temos ainda pontos em comum... e são muitos!
De qualquer forma, o meu obrigado às colegas que partilharam a informação comigo.

11/05/08

Nova norma internacional para os Arquivos

No site do Conselho Internacional de Arquivos encontra-se disponível on-line a primeira edição da nova norma para arquivos, nas versões em Inglês, Francês e Espanhol: ICA-ISDIAH, Norma internacional para describir instituciones que custodian fondos de archivo.



Documentos normalizadores do trabalho dos arquivistas são sempre bem-vindos e espero que esta norma sirva de forma prática para o melhor funcionamento dos arquivos. Agora, é ir lendo o documento - não há desculpas para ninguém pois o facto de estar disponível no site do ICA é uma vantagem benéfica para todos, em vez de termos de adquirir a sua edição.

06/05/08

Pausa para... Beatles versão Sims

Não pretendo abusar com tantos videos de música, mas nas pesquisas pelo famoso youtube, deparei com um video engraçado e como sou uma fã inculta dos Beatles aqui fica o convite para uma pausa sonora: The Sims 2 Beatles-I Want To Hold Your Hand On Ed Sullivan

Pausa para ouvir... Clã em "Sexto andar" (?)

É uma música que ultimamente tenho ouvido muito. Tenho de comprar o disco dos "Clã" e se a memória não me falha, parece-me que ouvi na rádio que já têm um novo CD. Aqui fica para partilhar com todo os que aceitam fazer uma pausa para um café:

Civismo II

Depois da definição de civismo, uma pausa para pensar: Em que se manifesta a falta de civismo? É uma questão de educação?
Sim, mas também passa pela forma como deixamos reflectir essa educação nas nossas manifestações do dia-a-dia.
Creio que também passa pelos nossos esquecimentos, digo isto porque, pelo menos a mim de certeza que já aconteceu não ter atitudes cívicas ou por ir distraída, ou por não estar bem nesse dia ou sabe-se lá porquê. Felizmente, houve pessoas que educadamente e de forma cívica souberam relembrar-me directa e indirectamente da minha falta de civismo.

Civismo


Definição na wikipédia:


«O termo civismo refere-se mais especificamente às atitudes e comportamento que no dia-a-dia manifestam diferentes cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para uma vida colectiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos.»