28/01/08

Cansaço?


Há dias assim... muuuiiitttoooo looonnnggooosss! O pior é quando esses dias deixam de ser dias longos para serem semanas longas... Ter de fazer tudo a tempo e horas, não esquecer da mochila da filhota para a escola, trocar as meias que vão ao contrário, comer bem depressa para não irmos contra os ponteiros do relógio, deixar a criança na creche com um longo abraço que é pena durar só uns segundos (talvez os segundos mais importantes do dia)...
Todos sabem como é...mas há dias em que o cansaço é... tonturas, consfusão, fraqueza, dor, sonolência... o desejo de deitar e dormir dias a fio sem ter de trocar o pijama.



Processos da Inquisição on-line daqui a 3 anos

Resumo:

Daqui a 3 anos: cinco milhões de imagens / Processos da Inquisição de Lisboa on-line / 17.980 processos (de 1536 a 1821) digitalizados / Custo do projecto avaliado em um milhão de euros / Mais de metade financiados pela REN (Rede Eléctrica Nacional), o mecenas desta iniciativa.

Para ver no Jornal O Público de 19 de Janeiro de 2008.

21/01/08

Livro de Reclamações on-line na ERS

A Entidade Reguladora de Saúde, já tem disponível o Livro de Reclamações on-line! Uma notícia para discutir com colegas e amigos, enquanto tomamos um café de fim-de-semana ou de pausa no trabalho...

Embora seja uma ferramenta a ser utilizada só pelos que sabem e têm como aceder à Internet, mas que complementa a forma de reclamar em papel, sendo mais uma opção e forma de reclamar pelos direitos à saúde e/ou pelos esclarecimentos do que não nos é esclarecido.

01/01/08

Os Porquês.. da Lua


Já há muito tempo na famosa idade dos porquês (para a qual não há uma idade certa tipo "começa exactamente no minuto em que a criança faz 3 anos ou 4 anos..."), das muitas perguntas que me tem feito a filhota saiu com uma para a qual gostava de dar uma resposta comprrensível a uma garota de 4 anos:
- Mãe, olha a lua! É dia ou é noite?
- É dia - respondeu eu, mais preocupada com a conduçao do carro do que com a lua.
- Mas vejo a lua, olha a lua, PORQUÊ?
Sem bases científicas para esta dúvida, sai-me a resposta fatal: - Porque às vezes a lua vê-se de dia.
E lá começou a minha demanda.
Ela aceitou e ficou satisfeita para os seus 4 anos. Mas eu, que desconfio que há de certeza uma explicação melhor que esta, tenho andado a matutar nisto. Pesquisas na net, mas nenhuma que me permita em 30 minutos encontrar uma resposta e acho que ela não entenderia o que nem eu entendi: a composição química da lua, a dimensão e outras teorias físicas e químicas.
Será do reflexo do sol em determinados dias? Será porque nesse dia as estrelas brilham mais por influencia do sol? Será pela posição da terra?
Agora, sou eu que ando com um dúvida: como encontrar uma resposta para esta questão de forma a que eu entenda para que consiga explicar a uma criança de 4 anos? Talvez eu precise de mais tempo na net para fazer pesquisas... ou talvez deva experimentar as velhas enciclopédias nas bibliotecas públicas.